Pular para o conteúdo principal

Audiência Pública discute atraso no salário dos professores

                                    
Na manhã desta terça-feira (18), uma Audiência Pública realizada pela Câmara de Itabuna colocou em pauta, o atraso no pagamento dos salários dos professores da Rede Municipal de Ensino. Sugerida pelo Sindicato da categoria, a reunião ainda abordou a melhoria das condições de trabalho e o repasse do vale-transporte aos profissionais da classe.
                                      Entre os convidados que compuseram a rodada de discussões, estavam Marcos Cerqueira (Secretário Municipal da Fazenda), Fábio Melo (representante da Secretaria de Educação), além de representantes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SIMPI) e do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (SindServ).
                                      Segundo Maria do Carmo Oliveira (Carminha), o atraso no pagamento dos salários teve início em agosto, e desde então se tornou uma prática comum ao Governo Municipal. “Os funcionários da secretaria de educação sempre foram os primeiros a receber seus proventos, por conta das verbas do FUNDEB, mas agora o que nos resta é a luta porquê nos é de direito”, disse a presidente do SIMPI.
                                      De acordo com Fábio Melo, existe um esforço conjunto da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Itabuna para a resolução destas questões. “Sabemos do incomodo gerado por conta dos atrasos, mas informamos aos professores que já estamos tomando as medidas cabíveis para o pagamento dos salários pendentes”, relatou o representante da Secretaria Municipal de Educação.
                                      Na explicação do Secretário da Fazenda, Marcos Cerqueira, o atraso se deve a uma queda na verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassadas pelo Governo Federal. “Todo mês temos arcado com cerca de dois milhões de reais para complementação salarial da folha da Educação. A estimativa da União, é que nos próximos meses os recursos recebam um novo teto que corresponda às necessidades do município”, explicou Cerqueira.
                                      Para os vereadores Júnior Brandão (PT) e Jairo Araújo (PCdoB), a audiência representa mais um momento democrático na história do município de Itabuna, ao proporcionar junto à Câmara um debate entre os Poderes Legislativo, Executivo, categoria e comunidade. “Gostaria de salientar que continuaremos como fiscais do povo e, neste caso, em irrestrita defesa em busca de um tratamento mais justo aos profissionais da Educação do nosso município”, afirmou o parlamentar.
                                      Uma comissão mista formada ao final da reunião deve buscar junto ao Governo Federal o aumento das verbas do FMP, como também estudar a criação de um calendário municipal de pagamento dos servidores – proposto pelo SindServ. “Nem uma outra prioridade deve ser maior que o pagamento dos salários dos professores da Rede Municipal de Ensino, ou de qualquer outro funcionário 
Da assessoria de comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.