Pular para o conteúdo principal

O olho na terceira idade: saiba como envelhecer de forma saudável e prevenir a cegueira

Estudos apontam que a cada ano tem aumentado à população de idosos no Brasil, e com base nesta informação surge um questionamento: quais os cuidados necessários que os idosos devem tomar para envelhecer de forma saudável e prevenir a cegueira, já que o olho é o primeiro órgão a envelhecer?
Especialistas afirmam que os primeiros sinais do envelhecimento ocular começam a surgir logo aos 40 anos com a popular “vista cansada” (Presbiopia), em que o indivíduo começa a ter dificuldade de focalização para perto, mas o médico oftalmologista Dr. Tiago Di Girolamo Vita (CRM – 19733), do Hospital de Olhos DayHORC, explica de forma detalhada  toda conjuntura relacionada ao bom funcionamento da visão.

“A visão é um dos sentidos que para funcionar completamente exige não só o bom funcionamento dos olhos, mas também do cérebro e do nervo óptico. Sendo assim, ter uma boa visão, envolve ter uma boa saúde ocular e neurológica”, adverte. E informa que problemas muito comuns que surgem com o envelhecimento ocular são a Catarata, o Glaucoma e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), além das Retinopatias Hipertensivas e Diabéticas.
“Essas doenças são as principais causas de cegueira nas pessoas com mais de 60 anos, sendo que para algumas delas, a Catarata, por exemplo, existe a cura, porém em outros casos como o Glaucoma existe apenas o controle, o que torna o diagnóstico e o tratamento precoce ainda mais importante”, alertou o oftalmologista Tiago Vita.
 Saiba mais
A Catarata é uma doença que apresenta-se com a perda de contraste visual e da nitidez. O tratamento para a cura é único e envolve a remoção da lente natural do olho (o cristalino) e implante de uma nova lente artificial intraocular, através de uma cirurgia.
Já o Glaucoma é uma doença que causa cegueira de forma irreversível, e por não apresentar sintomas tornou-se a maior causa de cegueira irreversível no Brasil. O especialista informa que o principal fator de risco é a elevada pressão ocular, sendo que idosos com hipertensão arterial, diabetes, miopia, de raça negra e com familiares portadores de glaucoma apresentam maior propensão à doença.
“O tratamento na maioria das vezes envolve uso de colírios para controle da pressão ocular e em casos graves a cirurgia pode ser necessária. O acompanhamento regular com o oftalmologista se torna essencial, com a finalidade de manter a doença sob controle”, informa.
A Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI) atinge a retina dos olhos idosos, sendo que a baixa de visão central é o principal sintoma. O diagnóstico é feito através do exame de fundo de olho associado a exames complementares oftalmológicos. Já o tratamento deve ser profilático e envolve o uso de vitaminas e antioxidantes, medicações injetáveis intraoculares e cirurgia.
Por fim, as retinopatias diabéticas e hipertensivas são outras causas frequentes de cegueira nos pacientes idosos que possuem Diabetes Melitos e Hipertensão Arterial Sistêmica. “Os sintomas envolvem a baixa visual de acordo com o grau do acometimento ocular, e o tratamento consiste basicamente no controle rigoroso da pressão arterial e da glicemia, sendo que em alguns casos mais avançados, o tratamento é feito através da fotocoagulação a laser na retina, injeções intraoculares e cirurgia”.
 Prevenção
Com o intuito de realizar o diagnóstico e tratamento precoce destas e de outras doenças, o recomendável é que os pacientes com mais de 60 anos visitem semestralmente um oftalmologista. “Além disso, é preciso ter bons hábitos alimentares e de vida, praticar atividades físicas, evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas e usar regularmente óculos de sol para prevenir os raios UVA e UVB”, finalizou o oftalmologista Tiago Vita.
Por -Jack Simões

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.