Pular para o conteúdo principal

Jovens em desacordo com a lei são assistidos pelo Creas em Ilhéus

 O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Medidas SocMenores têm acesso a oficinas e aulas de alfabetização, além de  contar com acompanhamento de psicólogos e assistentes sociaisioeducativas (MSE), mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus tem realizado uma série de atividades para os 119 adolescentes que realizaram atos em desacordo com a lei e agora são assistidos pelo centro. Na sede do Creas, são realizadas oficinas que versam sobre a espiritualidade, sexualidade, meio ambiente, entre outras. Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas chegam ao Creas MSE através de encaminhamento da Vara da Infância da Comarca de Ilhéus.

O titular da SDS, Jamil Ocké, afirma que “o programa é importante para que estes jovens possam se reintegrar à sociedade, além de obter retorno financeiro através de oficinas e cursos profissionalizantes oferecidos pelo Creas MSE”. Através de atendimento psicológico, atividades diversas, os adolescentes encontram meios para mudar e melhorar sua convivência com a família e a sociedade em geral. Recentemente, os adolescentes participaram de oficina de cidadania e de reutilização de garrafas de vidro. Esta última teve como objetivo fomentar a discussão sobre o meio ambiente e as maneiras de reaproveitar o lixo.
O serviço segue as regras estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Lei nº 12594/12, e trabalha com equipe multidisciplinar, cujo objetivo é a implementação de políticas públicas especificamente destinadas aos adolescentes e suas famílias. São ofertados, além dos serviços lúdicos, aulas do programa Todos Pela Alfabetização (TOPA) para os adolescentes que cumprem Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço Comunitário (PSC).
Conforme destaca Fanny Rossi, coordenadora do Creas, “as oficinas são importantes para trabalhar o desenvolvimento cognitivo e a valorização destes adolescentes”. Rossi salienta ainda, que para melhor funcionamento do programa e para se ter maior obtenção de resultados positivos, os adolescentes são acompanhados por psicólogos e assistentes sociais. “E um dos fatores imprescindíveis é a participação desses menores na escola, como incentivo para que os mesmos se reabilitem”, finaliza.
  Comunicação Social – Secom
Ilhéus  - 23.03.15

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.