Pular para o conteúdo principal

Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) só com ampla participação popular

Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) só com ampla participação popular, afirma Hilton Coelho (PSOL)

O vereador Hilton Coelho (PSOL) afirma que mais uma vez a prefeitura de Salvador exclui a participação efetiva da população para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). "Não podemos e não vamos aceitar como natural o faz de conta, ou seja, audiências públicas onde uma pessoa da prefeitura aparece nos locais de determinados bairros e expõe o que a prefeitura quer aprovar. Como os termos técnicos são inacessíveis à maioria, muita gente sai dos tais debates sem entender nada. Ora, o que propomos é justamente o contrário. Para que o povo participe de verdade propomos como metodologia que as sugestões e reivindicações venham da população e depois sistematizadas pela prefeitura para posterior aprovação".


"Para ser democrático e participativo o PDDU deve ser elaborado com as comunidades opinando e decidindo os destinos da cidade. O resultado desse debate deve receber a adequação técnica necessária e retornar para a população através das audiências públicas, a fim de ser aprovado de forma definitiva". Hilton Coelho avalia que "este sim é o PDDU Popular que queremos, que garanta efetivamente os interesses da maioria do povo de Salvador e não voltado para os diversos esquemas que comandam, há séculos, a coisa pública da cidade. A participação popular não pode ser entendida como mera legitimação do resultado produzido por consultorias, contratadas a peso de ouro".

Hilton Coelho defende que o processo deve ser iniciado por reuniões em todos os bairros da cidade, para coleta dos problemas, soluções e planejamento local, onde o papel dos representantes da prefeitura é ouvir as propostas e facilitar as decisões. Só então entram os técnicos, para transformar a informação vinda das comunidades em planejamento para toda a cidade, conformando-se em proposta da Prefeitura. Só então se deve promover as audiências públicas e debates para referendar a Plano Diretor. Até agora o que vimos foi a transformação das audiências públicas e debates em mera apresentação de planos feitos em gabinetes, ininteligíveis para a maioria da população. Cremos que só com a participação popular prevista pelo Estatuto da Cidade as decisões irão ao encontro dos anseios da maioria da população de Salvador que aparecerão de fato em um novo PDDU. A população em geral deve ser ouvida e não apenas os empresários do setor imobiliário", finaliza.

Da assessoria do vereador- 4 de março de 2015
Por - Carlos Alberto Carlão de Oliveira ​

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.