Pular para o conteúdo principal

Coordenadores Pedagógicos recebem capacitação do Pacto Bahia/Municípios

A Secretaria de Educação realizou entre os dias 07 e 08 a Iª Formação para os Coordenadores Pedagógicos Municipais, uma ação do Pacto Bahia/Municípios que tem como objetivo capacitá-los, para que possam subsidiar as escolas e acompanharem os professores do 1º ao 5º, orientando-os no planejamento e ações pedagógicas, além de pro­mover a for­mação con­ti­nuada dos professores e co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos que atuam na Educação Pública.


Na formação, os coordenadores conheceram a proposta do programa Pacto Bahia/ Municípios e discutiram sobre a identidade do coordenador pedagógico, os direitos de aprendizagem das crianças do ensino fundamental I, conforme as orientações curriculares estaduais, além de conhecer o material didático que será aplicado na sala de aula.

O Pacto é um instrumento de política pública da educação que visa fortalecer e garantir a excelência no ensino público e o acesso às instituições públicas para crianças, jovens e adultos. Ele cons­titui-se de uma par­ceria do Mi­nis­tério da Edu­cação (MEC) com a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia e Municípios. É norteado por cinco preocupações básicas: a colaboração entre estado e municípios, o fortalecimento da educação básica, da educação profissional, e as parcerias com escolas, além da integração entre famílias e escolas.

Segundo a coordenadora multiplicadora do Pacto no município, Olívia Sampaio, as formações acontecerão a cada dois meses e visam fortalecer as ações dos coordenadores pedagógicos em prol da garantia da alfabetização dos alunos. "As formações continuadas são muito importantes para que os coordenadores possam se apropriar da metodologia do Pacto e orientar os professores da rede, com isso espera-se a melhoria do processo ensino aprendizagem nas escolas de São Desidério”, destacou.

Para a coordenadora pedagógica, Edite Araújo, estas formações continuadas serão de grande valia para a melhoria da educação pública municipal. "Durante a formação refletimos também sobre o papel do coordenador pedagógico na orientação continuada aos professores, que contribui de forma significativa para alavancar o processo do ensino-aprendizagem dos nossos alunos", disse.
Por: Adinete Batista-Fotos: Arquivo da Secretaria Municipal de Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.