Pular para o conteúdo principal

Decretada Situação de Emergência na zona norte de Ilhéus

Medida foi necessária para providenciar respostas de forma rápida e eficiente aos problemas causados pelo avanço do mar naquela região

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, decretou, nesta terça-feira, 11, situação de emergência na zona norte de Ilhéus, especificamente nos bairros São Miguel e São Domingos, severamente atingidos pelo avanço do mar. A medida, segundo o gestor, tem por objetivo garantir, de forma rápida, eficiente e segura, toda a assistência às pessoas afetadas pelo problema.


Na região, o mar avançou por causa da construção do Porto do Malhado. A água já atinge, na altura do São Domingos, a BA 001, responsável pela ligação entre Ilhéus e Itacaré, tendo destruído parte da estrada. O decreto de emergência se enquadra nos parâmetros exigidos pela Coordenação Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, no que diz respeito à erosão marítima. Parecer da Defesa Civil Municipal, no qual relata as consequências do desastre e os riscos à população local, foi favorável à medida.

Entre as providências previstas no decreto, está a mobilização de todos os setores do município para atuar, sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e na reabilitação e reconstrução dos locais atingidos. Da mesma forma, fica autorizada a convocação de voluntários para auxiliar nos trabalhos, além de agentes públicos adentrarem em residências para prestar socorro e realizar a evacuação de imóveis identificados como em situação de risco.

Com base no Inciso IV do artigo 24 da Lei nº 8.666/1993, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre.

Ações estruturais - Para diminuir a força com que as ondas chegam à faixa de areia, será reconstruída a barreira de pedras, chamada de enrocamento. Essa decisão foi tomada na última terça-feira, 04, quando, após solicitação do prefeito Jabes Ribeiro, o superintendente de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, e o engenheiro marítimo Aleixo Belov, estiveram na cidade para visitar a área atingida pela ação da natureza ao norte do município.

Reunido na última semana com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e com o vice-governador da Bahia, João Leão, em Brasília, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, reivindicou a realização de obra de revitalização da orla norte. O projeto entregue ao ministério comprova a necessidade da construção de mais dois espigões, estrutura que reduz a força da onda, e a revitalização dos já existentes.
A reconstrução de ruas e da rodovia que foram danificadas pela água também fazem parte da solicitação feita pelo gestor ao ministro Occhi. “As duas iniciativas são complementares, porque não adiantar reconstruirmos sem as medidas para conter a água”, justificou Ribeiro.
Da Secretaria de Comunicação Social – Ilhéus, 12.08.15

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.