Pular para o conteúdo principal

Professora Carmelita volta a defender mais apoio para a cultura popular

A presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Ilhéus, Professora Carmelita, se reuniu na noite desta quinta-feira (03) com o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, para solicitar mais apoio do Governo para a cultura popular, principalmente para os artistas amadores do interior. De acordo com Professora Carmelita, o interior da Bahia é rico em grandes talentos, mas é preciso fomentar ainda mais a cultura, incentivar as produções artísticas, despertar esses valores e apoiar as produções culturais.

Professora Carmelita elogiou a iniciativa do Governo do Estado da Bahia de lançar, na última terça-feira, o edital do Programa Agitação Cultural: Edital de Dinamização em Espaços Culturais, criado com o objetivo de apoiar propostas de dinamização cultural em espaços públicos. O investimento será de R$ 15 milhões, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), e contemplará ações de qualquer segmento cultural que aconteçam com frequência mínima de uma vez por mês, em um período de três a seis meses, sendo o teto de apoio por proposta de R$ 150 mil.

A reunião com o secretário Jorge Portugal aconteceu na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus durante o primeiro encontro do Improviso, Oxente! no mês de setembro. Com o tema central “Cultura e Educação”, o Improviso, Oxente!, evento periódico organizado pelo grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI), contou ainda com a presença do professor Álamo Pimentel, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e do professor Jules Soares, da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC). A mediação ficou por conta do pedagogo, Pawlo Cidade.

Após o relato de experiência dos expositores, também foi aberto o debate sobre a interligação entre a cultura e a educação. Os participantes tiveram a oportunidades de fazer questionamentos sobre a importância da cultura nas mais diversas áreas do conhecimento. Também foram realizadas apresentações culturais. Além disso, os participantes do Improviso, Oxente! receberam ainda um certificado digital, emitido pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
por Edy Camargo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.