Pular para o conteúdo principal

Governo da Bahia reúne estados para avaliar nível de água do Rio São Francisco

Governo da Bahia reúne estados para avaliar nível de água do Rio São Francisco

Com a secea, autoridades dizem que a preocupação é o abastecimento humano (Foto de celular de Camila Peres/SecomBA)

O Rio São Francisco, um dos volumes de água mais importantes do Brasil, enfrenta sérias dificuldades ocasionadas pela seca e, por isso, não possui hoje o potencial esperado para encher os reservatórios de água e abastecer as cidades que dependem dele. Sobre essa situação, presente na Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco e Sergipe, representantes dos estados, estiveram reunidos, nesta terça-feira (17), na sede da Representação da Bahia em Brasília.

Nesta segunda-feira (16), o nível da barragem atingiu 2,5% do volume útil, o mais baixo da história. Esse número vem caindo dia a dia. No dia 10 deste mês, por exemplo, estava em 2,9%. O nível mais baixo havia sido registrado em novembro de 2001 (5,46%).

O representante do governo baiano, Jonas Paulo, explicou que esta reunião serviu para nivelar informações a serem usadas como base para um segundo encontro, que deve ocorrer no próximo dia 25. Os representantes dos estados vão se reunir com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Águas (ANA), também presente na reunião desta terça, para ampliar a discussão e pedir mais esforços.

O representante da ANA afirmou que o reservatório de Sobradinho na Bahia encontra-se com 2,49% de sua capacidade de armazenamento de água e que diversos órgãos federais têm se reunido discutir ações referentes à vazão e ao acompanhamento do nível dos reservatórios.

A preocupação é o abastecimento humano. Em cada estado, o governo local tem realizado ações emergenciais. Na Bahia, está em curso a implantação de flutuantes para a captação de água, tarefa a cargo da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). “Temos municípios na calha do rio com sistemas próprios de abastecimento e eles não possuem condições para investir em flutuantes, por exemplo”, alertou Jonas Paulo.

O tema tem sido tratado não apenas no Executivo. Também nesta terça, o Senado Federal discutiu a situação do Velho Chico em audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente. A agenda aconteceu pela manhã e o representante Jonas também participou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.