Pular para o conteúdo principal

Campanha contra o aedes aegypti ganha apoio de instituições de ensino em Ilhéus

Voluntários da Uesc e Faculdade de Ilhéus vão contribuir com a eliminação de focos da dengue e atendimento médico aos pacientes
 A campanha contra o mosquito aedes aegypti que vem sendo realizada em Ilhéus recebeu, hoje (22), segunda-feira, o apoio de estabelecimentos de ensino que funcionam no município. Durante a reunião ocorrida, pela manhã, na Sala de Situação e Controle, instalada na sede da Assistência Farmacêutica, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, garantiu a participação da instituição nas ações da campanha.

 Na oportunidade, a reitora afirmou que o trabalho preventivo já vem sendo realizado no âmbito da comunidade acadêmica, cuja população é estimada em dez mil estudantes, mas que a UESC vai integrar todo o apoio possível à campanha, considerando a situação epidemiológica causada pela proliferação do mosquito e suas variáveis. Ela afirmou que a Universidade está disponível para realizar a capacitação de pessoal, em qualquer nível, que possa atuar como agente multiplicador de orientação preventiva, além de uma atividade de campo mais intensa no entorno do campus, especialmente na comunidade do Salobrinho, bairro que abriga a sede da Uesc.
 A reunião contou também com o coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, Robson Vidal, que também garantiu o apoio da instituição ao mutirão que se estabelece em torno da campanha. Além de oferecer capacitação de pessoal, em nível interno e externo, ele garantiu que a Faculdade vai participar com cerca de 500 voluntários durante o faxinaço, proposto pela secretaria municipal de Saúde, nos bairros do entorno da sede, na zona sul da cidade, além de oferecer estagiários para atuar no Pronto Atendimento (PA) instalado pelo município.
 A secretária municipal de Educação, Marlúcia Mendes Rocha, presente à reunião, informou que nesse momento a rede de ensino está em período de férias, mas que todo o pessoal envolvido se engajará na campanha com o reinício das aulas. A primeira atividade, segundo a secretária, acontecerá durante a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, no próximo dia 3 de março, que terá a participação de cerca de 1.200 servidores vinculados à área.
 Reforço – A reunião na Sala de Situação e Controle contou ainda com a participação do vice-prefeito Carlos Machado, Cacá, do vereador James Costa, de representantes do Exército e da Marinha, dos secretários municipais de Saúde, Antonio Ocké, de Serviços Urbanos, César Benevides, de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, e de Comunicação, Valério de Magalhães, além de integrantes da equipe técnica da Saúde.
 A diretora do Núcleo Regional de Saúde Sul do Governo do Estado, Marisa Eduane Costa Pinheiro, informou que nesta terça-feira, 23, estarão em Ilhéus um representante do Ministério da Saúde, a coordenadora estadual do Grupo de Trabalho de Arboviroses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, doutora Jesuína Castro, e o coordenador estadual de Endemias, Jailton Batista, com o objetivo de fazer uma avaliação epidemiológica e ambulatorial juntamente com as autoridades e técnicos do setor de saúde.
 O encontro técnico será realizado também na Sala de Situação e Controle, na sede da Assistência Farmacêutica, às 14 horas. Além da avaliação da situação no município, serão discutidos eixos que compõem o plano de contigência nacional. A partir daí serão definidos reforços técnicos e materiais para ampliar o combate ao aedes aegypti no município.
 Secretaria de Comunicação Social 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RUI COSTA DO PT EM ITAPÉ NESTE SÁBADO

GOVERNADOR DO PT DA BAHIA EM ITAPÉ, SERÁ QUE VEM ANUNCIAR A DATA DA INAUGURAÇÃO DA BARRAGEM NA ESTIVA?. Do - itapenoticias.com.br  - No próximo sábado 02/04, o governador do estado, Rui Costa, visita Itapé onde vai inaugurar o moderno Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), unidade que vai integrar os trabalhos das polícias Militar e Civil, e reforçar a segurança no município. O distrito foi um pedido pessoal da prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão) junto ao então Chefe da Casa Civil, no governo Wagner, onde Rui Costa não mediu esforços para viabilizar o projeto, que agora será entregue à população. Encontro escolar  – Logo após a inauguração, o governador também vai visitar o colégio estadual CCAMS. O objetivo da visita é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, afirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia.              Imagem interna do DISEP Inaugura...

Regime estatutário passa em 1º turno no Legislativo itabunense

Após oito horas de discussão e com placar de 11 a 10, o Legislativo aprovou, em primeiro turno, a migração do regime celetista para o estatutário na administração pública itabunense. A votação foi concluída às 23h de ontem, 05. Por acordo de lideranças, o segundo turno do projeto de lei, o qual também institui o Estatuto do Servidor, deve ocorrer na próxima semana, dia 10/09. Na Casa, a proposta do Executivo recebeu 150 sugestões, agrupadas em 35 emendas. No Plenário, houve a retirada de dispositivos como o que compensava jornada extraordinária com banco de horas; manteve-se o benefício do triênio por tempo de serviço a partir da nova lei (a Oposição cogitava anuênio e data da posse do servidor, respectivamente). A estratégia oposicionista era apoiar “somente as emendas que melhoraram o projeto” e, em seguida, rejeitar o texto integral. Tudo para evitar que, caso o projeto de lei seja aprovado, prevalecesse o texto emendado e não a proposta original do Executivo. ...

Unidade Saúde elimina filas ao atender pacientes com hora marcada

Uma das novidades mais importantes e aplaudidas pelos moradores do bairro de Fátima é o atendimento com agendamento na Unidade de Saúde da Família Fátima I (USF). A proposta, implantada logo após a reforma da unidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo eliminar filas de espera para as diferentes consultas médicas e especialmente humanizar o atendimento na rede de atenção básica.  “Essa ideia é muito boa, principalmente para quem trabalha no comércio e não tem tempo a perder no dia a dia para uma consulta médica”, afirma a comerciária Neusa Azevedo de Andrade, residente na Rua São José, no Fátima. Segundo ela nem sempre os patrões são tolerantes quando o empregado falta mesmo em caso de doença.