Pular para o conteúdo principal

Seminário em Ilhéus discute transparência e compras públicas


O auditório da Faculdade de Ilhéus, localizada no km 2 da Rodovia Ilhéus-Canavieiras, recebe, na próxima quarta-feira, dia 20, seminário que vai discutir, entre outros tema, o incentivo às compras governamentais em micro e pequenas empresas do município. O evento, que será aberto às 8h, é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com apoio da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), União dos Município da Bahia (UPB) e Prefeitura de Ilhéus.


Os interessados devem realizar inscrições no site www.tcm.ba.gov.br. A ação visa apresentar à sociedade a estrutura do TCM e ferramentas disponíveis para o controle social e transparência, além de enfatizar a importância do fortalecimento dos pequenos negócios. A legislação vigente, lembra o secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, obriga o município a realizar 30% das compras públicas com micro e pequenas empresas.


No ano passado, no entanto, o Município de Ilhéus realizou cerca de 80% do total de compras em empresas desse tipo sediadas no território ilheense, movimentando um montante superior a 27 milhões de reais, por meio de pregões presenciais. Essa, segundo Garcia, é uma forma de estimular o comércio local, gerando emprego, renda e arrecadação aos cofres públicos.

Durante todo o dia, serão realizadas palestras que tratarão do controle social, transparência, e da Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela Lei Complementar nº 147/2014, que institui o tratamento diferenciado, simplificado e favorecido às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPE) nas contratações públicas.

As discussões terão como mediadores o diretor-adjunto da Escola de Contas do TCM, Adelmo Guimarães, o auditor e conselheiro substituto do TCM, Ronaldo Sant’Anna, o diretor da 1ª Diretoria de Controle Externo do Tribunal, Josival Santos, o diretor adjunto da DAM, Antônio Dourado, o assessor jurídico do TCM, Alessandro Macedo, e o ouvidor do Tribunal, Emmanoel Reis.

Secretaria de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.