FURC - Mais de 200 atendimentos gratuitos marcam o 1º dia de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Visão

Na triagem, os alunos receberam orientações sobre sua saúde ocular e a importância do cuidado, para assegurar bom rendimento na escola. O primeiro dia de atividades contou ainda com a abertura da exposição “Um Olhar para o Novo Mundo" no shopping Jequitibá, na qual o público pode conhecer de perto o trabalho da Fundação, além de ter contato direto com o acervo de livros em braile e fotografias de atividades realizadas pela instituição, material informativo e oficinas elaboradas pelos profissionais do Centro de Reabilitação Visual Brilhar. Na noite de segunda-feira a FURC também realizou o jantar beneficente em prol da reforma da sede da instituição, em imóvel doado pelo DayHORC.
Para a diretora da FURC, Ive Cunha, “ir às escolas traduz o compromisso que a FURC tem com a transformação social a partir das crianças e jovens”, garantindo o direito do acesso à saúde e à educação, para seu pleno desenvolvimento como cidadãos e profissionais.
Nas triagens, são identificados muitos adolescentes de 12-16 anos, acometidos por alguma baixa de visão significativa, que porém nunca foram ao oftalmologista. São encaminhados para consulta aqueles que apresentam dificuldade em visualizar caracteres e objetos à distância, o que é identificado através do teste de acuidade visual com a Tabela de Snellen. Há outros casos em que as crianças já possuem diagnóstico e prescrição dos óculos, mas decidiram não usá-los ou têm dificuldade de renová-los e por isso a família desiste de buscar o acompanhamento médico. Nesses casos, a conscientização é tão impactante quanto a disponibilização de uma consulta, por exemplo. Tecnicamente, o diagnóstico precoce é a maneira mais eficaz de monitorar a necessidade populacional, dando maior eficiência à cobertura de saúde.
Nesta terça-feira (11), as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Visão continuam em Itabuna. Durante todo o dia de hoje, a FURC realiza o Teste do Olhinho gratuitamente em bebês de 0 a 3 meses de vida, nas maternidades Esther Gomes e Manoel Novaes. Além de dar seguimento no Shopping Jequitibá à exposição "Um Olhar para o Novo Mundo”, hoje com visitas guiadas de grupos escolares.
Mutirão
Ápice da programação, na quinta-feira (13), a partir das 7h30 da manhã, uma equipe de nove oftalmologistas, 60 voluntários, colaboradores do DayHORC, profissionais da saúde, profissionais liberais, além de alunos de nutrição e psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, com o apoio do Lions e Leos Clube de Itabuna, estarão realizando serviços gratuitos à população durante todo o dia, no estacionamento do Shopping Jequitibá. "Além das consultas oftalmológicas gratuito a serem realizadas em uma unidade móvel, a população contará com outros serviços como aferição de pressão, glicemia, teste do pezinho, inclusive sessões de massoterapia gratuitas. “A organização do evento é muito cuidadosa e contamos com a presença em peso da população grapiúna", conclui a diretora Ive Cunha.
Foto legenda: Na triagem, os alunos receberam orientações sobre sua saúde ocular e a importância do cuidado, para assegurar bom rendimento na escola.
Por - Lorena Guimarães
Comentários
Postar um comentário