Pular para o conteúdo principal

FTC Itabuna graduou primeiros

fisioterapeutas no Sul da Bahia

            Foi marcada pela emoção a solenidade de formatura da primeira turma dos 39 profissionais de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, realizada no último sábado (6), no Centro de Convenções de Ilhéus que estava com o auditório totalmente ocupado por 1 mil e 800 convidados entre familiares, amigos e professores dos formandos.
Em seu pronunciamento, o diretor geral da Faculdade, professor Cristiano Lôbo, ressaltou o pioneirismo da FTC em trazer para o Sul da Bahia cursos de graduação ainda não disponíveis no mercado regional, a exemplo de Fisioterapia, Nutrição, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda.
Lôbo destacou ainda quer ao longo de uma década a Rede de Ensino FTC vem buscando promover a formação acadêmica de milhares de pessoas, preparadas para atenderem as demandas do mercado, fomentando o desenvolvimento de cidadãos críticos, criativos, capazes de transformar a realidade cruel em que muitos vivem.
“Vocês trilharam um longo caminho e hoje temos a satisfação de apresentar ao Sul da Bahia aqueles que estão aptos a enfrentarem os desafios que a sociedade impõe. Agora, vocês são muito mais que fisioterapeutas, são agentes transformadores desta sociedade. Certamente podem ajudar a mudar para melhor a realidade da vida de muitas pessoas. A FTC sente-se honrada e feliz por ter cumprido a sua tarefa institucional”, disse o diretor.

Paradigmas

A coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Pryssilla Moutinho, ressalta que no processo de formação dos novos bacharéis a FTC buscou inseri-los nas mais diversas realidades onde a presença e atuação de um fisioterapeuta ainda eram desconhecidas. “Essa turma leva como experiência ações sociais que fortalecem a quebra de paradigmas e a Fisioterapia passa a ser vista não apenas como reabilitação, mas atuantes no processo de prevenção de doenças, despertando o grande valor social do fisioterapeuta”, disse.
            A formanda Cibele Ciqueira Lima falou com aprovação sobre a estrutura do curso de Fisioterapia da Faculdade. “Cursar a Faculdade foi extremamente satisfatório porque fomos preparados tanto na parte teórica como na parte prática para o mercado de trabalho”, afirmou.
            Já a nova fisioterapeuta Lorena Silva, falou da experiência de acompanhar pacientes em hospitais públicos. “O que mais me marcou foi observar a realidade dos pacientes nos hospitais, principalmente à família que dão assistência aos pacientes. Ver que estas pessoas precisam de ajuda e sentir o carinho delas quando conseguimos ajudá-las foi muito gratificante”, lembrou.
            Atividades de extensão da FTC permitem que os alunos tenham experiências práticas dentro da faculdade e em comunidades. Uma rede de convênios com instituições públicas e privadas de saúde permite estágios para o aperfeiçoamento das habilidades práticas. Dentre os conveniados, estão: instituições hospitalares, clínicas, além da rede estadual e municipal de saúde.
____________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.