Pular para o conteúdo principal

Técnicos da Conder tomam medidas sobre lixão de Ilhéus

Com a presença do superintendente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Luciano Gomes Sandes, secretários municipais e técnicos do órgão, algumas medidas emergenciais foram adotadas no sentido de disciplinar o controle de entrada de caminhões-coletores e caçambas no lixão de Itariri. Ficou decidido que é permitida a entrada de carros de Ilhéus e Uruçuca, somente com a anotação da placa dos veículos. O objetivo é bloquear o acesso de veículos de outras localidades que depositam lixo no local, com custo operacional para a Prefeitura de Ilhéus, assim como toda a ação de caráter ambiental.

Durante o encontro que aconteceu no salão de reuniões do Palácio Paranaguá, sede oficial do governo municipal, foi discutida a possibilidade de proceder notificações, sendo essa tarefa a ser adotada por algum órgão ambiental. Assim, a Secretaria de Desenvolvimento de Ilhéus decidiu colocar pessoal para gerenciar a portaria do aterro, com anotações de entrada e saída de veículos, em regime de plantão de 24 horas por dia; fechar uma das suas entradas, deixando somente o acesso principal, além de contratar um supervisor para o espaço.

Também, o superintendente da Conder se comprometeu enviar em data a ser definida a Ilhéus sua equipe técnica em meio ambiente para capacitar os gestores do aterro sanitário, após a conclusão das obras. Na oportunidade, Luciano Gomes Sandes assumiu o compromisso de viabilizar o conserto da balança que fazia a pesagem diária de caminhões-coletores e caçambas que transportam lixo. O custo está orçado em R$ 30 mil.

O aterro sanitário – Localizado na rodovia BA-262 e distante cerca de 22 quilômetros de Ilhéus ao município de Uruçuca, o equipamento era formado por células sobrepostas, unidades para resíduos domiciliares, do comércio e hospitalares, entulhos, podas e estocagem de material e para tratamento de líquidos.

Construído pelo governo da Bahia, na gestão passada, o aterro sanitário tem em média 425 mil metros quadrados de área e vida útil prevista para 15 anos. Funcionava em regime de compartilhamento recebendo lixo produzido nos municípios de Ilhéus e de Uruçuca. O complexo contava com destinação final de resíduos sólidos composto por portaria, balança para pesagem de caminhões-coletores e caçambas, administração, galpão, estacionamento e caixa de água, mas foi transformado em lixão.


Além de Luciano Gomes Sandes (superintendente) e técnicos da Conder, a reunião contou com a presença dos secretários Marconi Queiroz (Infraestrutura), Carlos Freitas (Desenvolvimento Urbano), Augusto Macedo (Assistência Social e Trabalho) e José Alencar (Meio Ambiente), e Maria Marta Carvalho (coordenadora de Ação Social), dentre outros participantes.
Ascom/Ilheus
Por - Walmir Rosário
www.ilheus.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.