Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Ilhéus fala de investimentos em obras

Em entrevista concedida nesta sexta-feira (22), ao programa O Tabuleiro, apresentado pelo radialista Vila Nova, na Conquista FM, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, abordou questões fundamentais para o desenvolvimento do município. Inicialmente, o prefeito ressaltou as dificuldades institucionais e apontou as causas e as soluções para os problemas.

 Em sua opinião, uma das dificuldades seria a divisão dos tributos, modelo que considera bastante injusto com os municípios que estão obrigados a executar obras e prestar serviços à população.

Segundo Newton Lima, a reforma tributária é um tema da maior importância e que precisa ser debatido com a sociedade com urgência. Para ele, é hora do governo federal enviar essa matéria para que o Congresso possa apreciar e deliberar, ampliando a participação dos municípios e estados na repartição do ‘bolo’. “Estamos constantemente em busca de recursos em outras instâncias, haja vista que as necessidades são muitas e as disponibilidades estão muito aquém da realidade”, ressaltou.

O prefeito também comentou que o aumento de despesas são constantes, embora os repasses constitucionais são os mesmos, apresentando como exemplo a área da saúde, que considera como uma ‘prefeitura paralela’, em vista das dimensões dos serviços que presta. Questionado acerca das dificuldades daquela secretaria, Newton Lima informou que os problemas da pasta remontam a gestões anteriores, mas que sua administração já conseguiu equacionar muito deles, apesar alguns ainda persistam.


Relacionamento com a Câmara – As recentes divergências entre os poderes Executivo e Legislativo também foram alvo de questionamento por parte do radialista e o prefeito frisou que sempre procurou manter a boa convivência com os vereadores. Segundo Newton Lima, a discordância entre eles surgiu em função da apreciação do projeto de regulamentação da Guarda Municipal, o que considera importante, mas que os vereadores extrapolaram na competência, criando o aumento de despesas.


O prefeito explicou como as emendas apresentadas e aprovadas pelos vereadores eram inconstitucionais, o único recurso foi vetá-las, o que causou as divergências. “As finanças da prefeitura já estavam combalidas e temos que agir com responsabilidade. Sei que os vereadores são cobrados pela população, que faz as mais diversas reivindicações, mas só podemos fazer o que é possível. Fomos a Brasília e conseguimos recursos para capacitar a Guarda e o fizemos, porém não podemos fazer o que não nos é possível”, declarou.


Recuperação de crédito - Newton Lima informou que hoje Ilhéus atravessa uma fase bastante positiva no que se refere à execução de obras, com investimentos de cerca de R$ 40 milhões em toda a cidade. Ele disse que grande parte desses recursos foi conseguido em Brasília através de prospecção de verbas federais, sendo que alguns projetos se encontravam paralisados e os recursos já iriam retornar para o Tesouro Nacional.


Um desses projetos se destina à construção de 126 unidades habitacionais para famílias de baixa renda, e que está sendo executado no bairro Teotônio Vilela, com recursos do Habitar Brasil-BID (HBB). Além das residências, a área será urbanizada, com pavimentação, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, energia elétrica, construção de estação elevatória de esgoto sanitário, praça, área de lazer, salão polivalente e recuperação de áreas degradadas.


Outra obra destacada pelo prefeito é a construção de 272 casas no loteamento Bosque Verde, no bairro Teotônio Vilela, com urbanização. As residências são destinadas às famílias que hoje moram em condições subumanas na rua do Mosquito, em frente à estação rodoviária. O investimento desta obra é de R$ 17 milhões e está sendo construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac).
Por: Walmir Rosário
Ascom/Ilhéus
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.