Pular para o conteúdo principal

Prossegue em Ilhéus trabalho para avaliar a qualidade da água das praias

Em parceria com a Embasa, a Prefeitura de Ilhéus promoveu mais uma rodada de coleta de material visando identificar os níveis da qualidade da água das praias do município. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, disse que a coleta é feita desde Olivença até as praias localizadas na zona norte. Com a participação de representante do governo, a ação é executada por duas técnicas da Embasa que, após a coleta encaminham o material para o laboratório da empresa.


Júlio Gomes, um dos fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, explica que a ação visa combater a poluição das águas por lançamento irregular de esgotos na rede pluvial. “Em inúmeros casos as pessoas constroem e ao invés de ligar seus esgotos na rede da Embasa realizam o entroncamento na rede de águas pluviais, contribuindo, dessa forma, para um imenso problema ambiental”. Segundo Júlio, a tiragem das amostras deve prosseguir até o fim do ano, quando os resultados serão divulgados, “sendo possível, a partir daí, traçarmos um perfil das águas das praias de Ilhéus”.


O compromisso foi assumido pelo prefeito Newton Lima, durante reunião realizada em maio passado com representantes do Ministério Público, Procuradoria Ambiental de Ilhéus, Embasa, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e polícias Militar e Ambiental, dentre diversos outros órgãos. Ainda de acordo com Júlio Gomes, o trabalho leva em consideração desde o controle da emissão de esgotos residenciais, passando pelo tratamento e disposição final dos resíduos, até a verificação da qualidade das águas marinhas.

Diversas obras realizadas em Ilhéus vão melhorar a qualidade de vida da população

Em parceria com os governos federal e estadual, um conjunto de obras de infraestrutura se encontra em execução no município de Ilhéus. Na sua maioria, são intervenções voltadas para aumentar o número de habitações populares, aperfeiçoar a estrutura física da rede municipal de ensino e melhorar a vida das pessoas que residem nos morros. Os recursos, que também estão sendo utilizados para melhorar o aspecto visual de Ilhéus chegam aos 100 milhões de reais.


Entre as obras emergenciais destacam-se a pavimentação e a recomposição da drenagem pluvial da avenida Itabuna, a limpeza e a desobstrução do canal do bairro Teotônio Vilela e as obras de infraestrutura em vários altos, envolvendo pavimentação, contenção de encostas e construção de rampas e escadarias. Na seara educacional, além da restauração de diversas unidades escolares, várias escolas estão sendo beneficiadas por serviços de manutenção corretiva e preventiva, como o IME, Pequeno Príncipe, Themístocles Andrade, Paulo Freire e Perpétua Marques.


Já no que concerne à construção de moradias populares três projetos estão em andamento. No projeto “Minha casa, minha vida”, com conclusão prevista para o próximo ano, 1.276 habitações deverão ser erguidas, beneficiando mais de 5 mil ilheenses. As obras, que se encontram em ritmo acelerado no quilômetro 5 da rodovia Jorge Amado, nas proximidades do bairro Banco da Vitória, vão gerar três condomínios: o Morada das Brisas, com 496 unidades, o Morada das Águas, com 488 e o Moradas do Porto, com 292.


Ainda na área das moradias populares, o município também está sendo beneficiado com a construção de 272 casas no bairro Teotônio Vilela, visando beneficiar famílias que vivem em áreas de risco e de preservação permanente. O projeto, que já possui 45% da obra concluída, promove intervenções estruturais, como água, esgoto, contenção de encostas, edificação de ciclovia e pavimentação de ruas. Outro trabalho em andamento é o Habitar Brasil, que agiliza a construção de mais de 126 casas, acompanhada de pavimentação, instalação de energia elétrica, equipamentos de lazer e recuperação de áreas degradadas.


Outras intervenções – Um serviço de drenagem pluvial e restauração de pavimentação se encontra em curso na avenida Soares Lopes, ruas Osvaldo Cruz e Vereador Marcus Paiva. No alto Boa Vista (Pacheco), a prefeitura executa drenagem pluvial, contenção de encostas e pavimentação em paralelos. Já na zona sul, com recursos federais, o projeto Orla Sul promove a drenagem, urbanização e revitalização do trecho entre o quilômetro zero da rodovia Ilhéus/Canavieiras até o loteamento da Ceplus. Tudo isso sem falar na recuperação e construção de praças, como a praça Ruy Barbosa e a recomposição da pavimentação asfáltica de diversas ruas de Ilhéus.
http://www.ilheus.ba.gov.br/
Por: Walmir Rosário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.