Pular para o conteúdo principal

A mágica do Mensalão do PT e a volta do Zé Dirceu

sábado, 20 de novembro de 2010

Duas notícias veiculadas nesta sexta (19) devem ter passado praticamente despercebidas pela maioria com acesso aos meios eletrônicos ou, ao menos, da nossa valorosa oposição. Pautei as duas para comentar para você. Uma delas, o competente jornalista Reinaldo Azevedo, já fez a sua análise. Trata-se do documento divulgado pelo PT, em que dentre outras coisas, critica o conservadorismo da nossa imprensa.

Em certo trecho Reinaldo Azevedo afirma:

- “Democratizar”, em petês, significa “controlar” em português. Voltem ao documento e reparem que a questão da “mídia”, como eles chamam, foi a que ocupou mais tempo do redator. E o partido deixa claro que não se trata, sei lá, de uma questão jurídica ou outra que estariam por ser resolvidas. Não! Os petistas querem um “debate qualificado acerca do conservadorismo que se incrustou em setores da sociedade e dos meios de comunicação”.

Leia íntegra do comentário do jornalista Reinaldo Azevedo aqui

A outra, embora pareça que não, tem ligação com esta e é um aviso aos navegantes. Diz a manchete do Estadão:

"Lula recebe Dirceu e critica mensalão"

No lide diz: "Reunido com José Dirceu, presidente avisa que após deixar o governo também lutará pela reforma política"

Qual o objetivo desse encontro e o porquê desses dois temas divulgados?

No nosso entendimento, com o aval de Lula, estão querendo reintroduzir o Zé Dirceu no cenário principal da nossa política. O que condena seu Dirceu? O Mensalão do PT? Foi por isso que Lula criticou o Mensalão.

- Se o Supremo Tribunal Federal me absolver, a Câmara me anistia", afirmou Dirceu.

Uma afirmação dessa, dita num encontro com o presidente da República, soa como uma sugestão aos senhores ministros do Supremo que foram praticamente todos nomeados por Lula e ao Congresso com maioria governista. Quer dizer, só depende do Supremo. Com o Congresso já está acertado.

Entendeu o recado?

Lula disse ainda que vai desmontar a "farsa do mensalão" quando deixar o governo, em janeiro de 2011.

Quer dizer que aquele caminhão que tomaram emprestado ao Baú da Felicidade, recheado de provas testemunhais e documentais, é uma grande farsa?

Não sei. A não ser que o nosso ilustre presidente queira dar uma de David Copperfield e tornar as provas favoráveis aos acusados. Tudo é possível no reino de Alice.

E para completar Lula afirmou que, assim que deixar o Palácio do Planalto vai atuar para a aprovação da reforma política - empacada no Congresso.

É outro dado muito interessante. Após oito anos de mandato não trabalhou pela reforma política tão esperada pela sociedade. Só vai fazê-lo após deixar o cargo de presidente da República.

Quais os argumentos que você imagina que o senhor Lula da Silva, na condição de cidadão comum a partir de janeiro 2011, terá para convencer suas excelências congressistas a votar uma reforma eleitoral?

Se ele não teve argumentos "fortes" como presidente terá como cidadão comum? Ou será que isto que o presidente atual e futuro cidadão comum chama de "reforma" venha a ser o PNDH-3?

E mais ainda, será que o futuro cidadão comum e sindicalista Lula da Silva está contando com o palanque eletrônico dos sindicatos que está sendo armado para ele?

Como você sabe estamos correndo esse risco e contra ele existe um remédio que é a Petição Eletrônica dirigida aos senhores Deputados e Senadores para impedir, ainda nas Comissões, a aprovação desse projeto absurdo. Se você ainda não assinou aproveite e assine e divulgue. Precisamos de um número "convincente" de assinaturas. Em menos de 24 horas já temos mais de 450 assinaturas. É pouco. Precisamos de muito mais para sensibilizar os parlamentares.
Do blog Lucio Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.