Pular para o conteúdo principal

Filarmônica estreia no aniversário de São Desidério

legenda - Alguns integrantes da filarmônica
Para as comemorações dos 49 anos de emancipação política de São Desidério no próximo dia 22, os 30 integrantes da filarmônica de São Desidério aceleram os ensaios para a primeira apresentação. O nome da filarmônica é uma homenagem ao saudoso maestro Heliodoro Ribeiro, músico fundador do Clube Recreativo Santo Onofre e da Banda de Jazz Cordão de Ouro no município.

O projeto de criação da filarmônica nasceu em março do ano passado, uma  iniciativa da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com aulas de alfabetização musical a 200 adolescentes e jovens. Destes 40 apresentaram inclinação para instrumentos de sopro e percussão. Há menos de dois meses quando foram adquiridos os primeiros instrumentos pelo Fundo de Manutenção da Cultura, alunos da sede têm aulas teóricas e práticas.

“Os alunos já estão afiados. São músicos para qualquer efeito em qualquer lugar, porque a música é universal. E São Desidério sai na frente de muitos outros municípios porque existe investimento em instrumentos musicais e na formação de músicos de qualidade”, declarou o regente da filarmônica maestro Neto Coité, músico há 35 anos da cidade de Angical.

As melodias se configuram entre clarinetes, saxofones, trompetes, trombones e percussão. Os ensaios ocorrem todos os dias da semana nos dois turnos no antigo Salão Paroquial. “Já sabia tocar clarinete e tive uma passagem rápida pela Filarmônica de Barra. Mas agora morando aqui entrei para essa filarmônica onde aprendi a tocar saxofone alto. Gosto de tocar e é uma diversão também”, revelou o estudante Luiz Antonio Marcedo dos Santos Lima, 15.

Além da Filarmônica Heliodoro Ribeiro, a Secretaria de Cultura está formando outra no distrito de Sítio Grande. Os alunos passaram por aulas teóricas e agora aguardam a chegada dos instrumentos musicais para darem início a fase prática.

Por Ana Lúcia Souza 
Foto: Rodney Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.