Pular para o conteúdo principal

Ilhéus comemora a publicação do edital para elaboração do projeto da nova ponte


A publicação do edital para a contratação de empresa especializada para a elaboração do projeto da segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao Pontal significa, na avaliação do prefeito Newton Lima, um importante passo para que essa obra, fruto de uma antiga reivindicação dos ilheenses, possa de fato se tornar realidade. Newton Lima foi informado sobre a publicação do edital pelo próprio governador da Bahia, Jaques Wagner, na última terça-feira (22), quando estava em Salvador reivindicando obras e melhorias para a cidade. Ao saber da notícia o prefeito comemorou e disse que sempre confiou na promessa feita por Wagner durante a campanha eleitoral, no ano passado.
Orçada em R$ 200 milhões, com parte dos recursos incluída na emenda da bancada baiana no Orçamento da União, a nova ponte Ilhéus-Pontal terá cerca de 700 metros de extensão por 20 de largura, ligando a praia do Cristo ao Morro de Pernambuco, além de 1.500 metros de vias de acesso. Será do tipo estaiada, com cabos de aço que seguram a estrutura da ponte, nos moldes da Ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília, e da Ponte Octávio Frias Oliveira, em São Paulo, com uma altura de 25 metros em relação ao  nível do mar no vão central, para permitir o tráfego de embarcações na Baia do Pontal. 
A publicação do edital, segundo Newton Lima, é apenas o começo de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, que será responsável pelo pleno desenvolvimento de Ilhéus. “Estamos em permanente contato com o governador, que sempre se empenhou na vinda de investimentos importantes, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul, ZPE, duplicação da BR-415, dentre outros projetos importantes”, declarou.
Newton Lima lembra que a construção da ponte foi reafirmada pelo governador Jaques Wagner durante a realização do Festival do Chocolate, em julho passado. “Essa é mais uma demonstração de que a ponte, uma das maiores reivindicações dos ilheenses, não seria apenas uma promessa de campanha. O que era apenas um sonho, agora passa a ser uma realidade”, ressalta o prefeito.
Segundo Newton Lima, a segunda ponte ligando o centro à zona sul da cidade é um dos mais importantes vetores de desenvolvimento de Ilhéus, já que a zona sul é um dos setores da cidade que mais vem recebendo investimentos imobiliários. “Além disso, é uma importante via de acesso ao aeroporto e outras cidades turísticas do litoral Sul”, pontuou. as de Ilhéus”, ressaltou Newton Lima.
Para o deputado federal Josias Gomes, existe um compromisso assumido pelos governos do Estado e Federal em alocar recursos – sobretudo em infraestrutura – no desenvolvimento de Ilhéus, no sentido de proporcionar melhores condições de vida à população. “Como a iniciativa privada está investindo maciçamente em Ilhéus, a exemplo do Complexo Intermodal do Porto Sul, os governos do Estado e Federal estão fazendo sua parte, no sentido de garantir emprego, obras e serviços que assegurem uma vida digna aos ilheenses”, concluiu o deputado.
www.ilheus.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.