Pular para o conteúdo principal

Assistência Social cria Conselho para implementar Políticas sobre Drogas


A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Itabuna está criando o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. O novo colegiado agregará 30 instituições públicas e particulares e deverá funcionar como suporte ao Projeto “Comunidade Terapêutica para atendimento, tratamento e reinserção social e familiar para os dependentes químicos”, de Itabuna. 

Acles
De acordo com o titular da SAS, Acles Dantas, o projeto de reinserção tem como meta principal criar alternativas voltadas para o cuidado aos usuários de álcool e outras drogas, respeitando o indivíduo, possibilitando sua inserção social, profissional e familiar, e ajudando nas ações de saúde mental.   

O projeto pretende ainda estimular a melhoria da qualidade de vida do cidadão assistido e de sua família, além de fortalecer  a rede já existente das entidades que prestam assistência a pessoas com transtorno decorrente do uso de drogas. 

“O que nós pretendemos é unir forças visando buscar soluções viáveis para resgatar e prestar assistência aos dependentes químicos para que, de volta ao seio familiar e à sociedade, eles possam exercer o seu direito à cidadania”. 

O secretario explicou que o processo de reinserção social e familiar do dependente químico começa pela avaliação social do seu quadro, feita por uma equipe multidisciplinar. “Isso dará o suporte inicial para a implementação de políticas públicas e, a partir daí, serão realizadas ações contínuas  com a participação das entidades, daí a importância da criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas”, justificou o secretário.

Por: Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto – 03/07/1

Itabuna conquista títulos na I Copa de Handevolei


Um público de mais de mil espectadores acompanhou, no último final de semana, a realização da I Copa de Handevolei Orlando Cardoso, que reuniu seis equipes da região e que foi liderada de ponta a ponta pelas equipes itabunenses, que somam cinco títulos no Handebol Feminino e igual número no Vôlei Masculino nos Jogos Abertos do Interior (JAI). 
Depois desta competição, Itabuna tem participação confirmada nos JAI, que serão realizados este ano em Brumado, no período de 6 a 8 de julho. Itabuna deverá competir em diversas modalidades, inclusive no Handebol Masculino, cuja seleção vem se preparando com afinco.
No Vôlei Masculino, que foi disputado por equipes de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Itapetinga, o grupo itabunense venceu na final o selecionado ilheense por 3 sets a 2, numa partida de excelente nível técnico.
Na categoria do Handebol Feminino, a seleção de Itabuna se sagrou campeã ao vencer Itajuípe por 38 a 19, depois de golear a equipe iheense pelo placar de 41 a 6.
O secretário de Esportes José Alcântara Pellegri destacou a importância da competição para o preparo das equipes visando à disputa dos Jogos Abertos do Interior. Ele destaca que a conquista da I Copa de Handevolei envolveu uma disputa com equipes preparadas, de bom potencial e que também se preparam para os Jogos Abertos.
Como um dos coordenadores da competição, o professor Eli Barbosa destacou o trabalho da equipe da Secretaria de Esportes e de Dinamar Guimarães, que cuidou de todos os detalhes da competição, desde alojamento, alimentação e todo o apoio logístico aos atletas itabunenses e visitantes.

Por Kleber Torres            Fotos :                      3-07-2012
www.itabuna.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RUI COSTA DO PT EM ITAPÉ NESTE SÁBADO

GOVERNADOR DO PT DA BAHIA EM ITAPÉ, SERÁ QUE VEM ANUNCIAR A DATA DA INAUGURAÇÃO DA BARRAGEM NA ESTIVA?. Do - itapenoticias.com.br  - No próximo sábado 02/04, o governador do estado, Rui Costa, visita Itapé onde vai inaugurar o moderno Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), unidade que vai integrar os trabalhos das polícias Militar e Civil, e reforçar a segurança no município. O distrito foi um pedido pessoal da prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão) junto ao então Chefe da Casa Civil, no governo Wagner, onde Rui Costa não mediu esforços para viabilizar o projeto, que agora será entregue à população. Encontro escolar  – Logo após a inauguração, o governador também vai visitar o colégio estadual CCAMS. O objetivo da visita é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, afirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia.              Imagem interna do DISEP Inaugura...

Regime estatutário passa em 1º turno no Legislativo itabunense

Após oito horas de discussão e com placar de 11 a 10, o Legislativo aprovou, em primeiro turno, a migração do regime celetista para o estatutário na administração pública itabunense. A votação foi concluída às 23h de ontem, 05. Por acordo de lideranças, o segundo turno do projeto de lei, o qual também institui o Estatuto do Servidor, deve ocorrer na próxima semana, dia 10/09. Na Casa, a proposta do Executivo recebeu 150 sugestões, agrupadas em 35 emendas. No Plenário, houve a retirada de dispositivos como o que compensava jornada extraordinária com banco de horas; manteve-se o benefício do triênio por tempo de serviço a partir da nova lei (a Oposição cogitava anuênio e data da posse do servidor, respectivamente). A estratégia oposicionista era apoiar “somente as emendas que melhoraram o projeto” e, em seguida, rejeitar o texto integral. Tudo para evitar que, caso o projeto de lei seja aprovado, prevalecesse o texto emendado e não a proposta original do Executivo. ...

Unidade Saúde elimina filas ao atender pacientes com hora marcada

Uma das novidades mais importantes e aplaudidas pelos moradores do bairro de Fátima é o atendimento com agendamento na Unidade de Saúde da Família Fátima I (USF). A proposta, implantada logo após a reforma da unidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo eliminar filas de espera para as diferentes consultas médicas e especialmente humanizar o atendimento na rede de atenção básica.  “Essa ideia é muito boa, principalmente para quem trabalha no comércio e não tem tempo a perder no dia a dia para uma consulta médica”, afirma a comerciária Neusa Azevedo de Andrade, residente na Rua São José, no Fátima. Segundo ela nem sempre os patrões são tolerantes quando o empregado falta mesmo em caso de doença.