Pular para o conteúdo principal

Encontro discute direitos humanos

Encontro discute direitos humanos e acesso ao esporte para pessoas com deficiência

Discutir o acesso das pessoas com deficiência ao esporte e elaborar propostas de inclusão e manutenção dos direitos humanos, foram os principais temas do I Encontro Baiano para Pessoas com Deficiência: Direitos Humanos e Acesso ao Esporte, promovido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SUDEF e pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, através da Superintendência dos Desportos da Bahia – SUDESB.

O encontro, realizado no auditório da SJCDH nesta terça, 13, também promoveu discussões sobre a promoção da cidadania através do paradesporto. “Mesmo diante das dificuldades de treinamento e estrutura, os paratletas baianos tem alcançado bons resultados”, afirmou Evangel Vale, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Esse trabalho é o ápice do momento que buscamos desde 2009”, disse Alexandre Baroni, Superintendente da SUDEF, relembrando o começo das discussões sobre acessibilidade para a Copa de 2014 em parceria com a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014 – SECOPA e com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB.

Parceria consolidada – Ainda pela manhã, os paratletas da Seleção Brasileira Futebol de Cinco, medalhistas de ouro da Paraolimpíada de Londres 2012, os baianos Jeferson da Conceição Gonçalves, Cássio Lopes dos Reis e Gledson da Paixão Barros, foram homenageados pelas autoridades presentes.

Segundo Raimundo Nonato Tavares, Diretor Geral da SUDESB, esse evento vai ajudar a definir propostas e consolidar a parceria entre as secretarias. “A pauta do nosso país até 2014 é o esporte e uma parceria entre a SJCDH, SECOPA e SETRE afirma a força do paradesporto baiano”, disse Nonato, referindo-se ao legado que os próximos eventos esportivos deixarão no país.

Para o Secretário Almiro Sena, esse projeto deve ser ampliado para que beneficie o maior número possível de atletas até 2016. “É importante que esse projeto seja transformado em programa de governo para que os paratletas baianos nunca mais sejam excluídos das competições”, disse Sena citando o poder de inclusão e preservação de valores que a prática de esportes promove.
 
--
Por - Assessoria de Comunicação SJCDH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.