Pular para o conteúdo principal

Conflitos em Buerarema Deputado Augusto Castro critica omissão do governo federal

A omissão do governo federal, que não enviou representantes para a Audiência Pública que discutiu hoje pela manhã os conflitos fundiários em Buerarema e região, foi criticada pelo deputado Augusto Castro (PSDB), que integra a comissão parlamentar que está mediando as discussões.

Durante o encontro, promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa e que contou com a presença de mais de 300 pequenos produtores da região, o deputado defendeu a anulação imediata do relatório da Funai que retira terras dos agricultores instalados na área há muitas décadas. “ O governo federal precisa agir rapidamente para evitar derramamento de sangue, porque não há clima para paz no momento”, alertou.
 
 Apesar de convidados pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, nenhum representante dos supostos índios que reivindicam as terras compareceu à Audiência Pública. Os produtores os acusam de não serem índios tradicionais e garantem que ocupam a terra há mais de 70 anos. Este é o caso da família de Eliana Oliveira Costa, 46 anos, a 9ª filha de 12 filhos (todos vivos) de seu Emanuel e dona Eulina. Fomos criados na agricultura, na sapucaeira (Ilhéus). Todos nós, de bisavós a irmãos, somos filhos da Olivença”, declarou Eliana no plenário, acompanhada dos pais e alguns irmãos. O deputado Augusto Castro considera importante a interferência do governo do Estado e sugeriu a instalação de um gabinete de crise em Buerarema para intermediar os conflitos que pode levar à falência todo o município de Buerarema, cuja produção agrícola está parada.
Da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RUI COSTA DO PT EM ITAPÉ NESTE SÁBADO

GOVERNADOR DO PT DA BAHIA EM ITAPÉ, SERÁ QUE VEM ANUNCIAR A DATA DA INAUGURAÇÃO DA BARRAGEM NA ESTIVA?. Do - itapenoticias.com.br  - No próximo sábado 02/04, o governador do estado, Rui Costa, visita Itapé onde vai inaugurar o moderno Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), unidade que vai integrar os trabalhos das polícias Militar e Civil, e reforçar a segurança no município. O distrito foi um pedido pessoal da prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão) junto ao então Chefe da Casa Civil, no governo Wagner, onde Rui Costa não mediu esforços para viabilizar o projeto, que agora será entregue à população. Encontro escolar  – Logo após a inauguração, o governador também vai visitar o colégio estadual CCAMS. O objetivo da visita é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, afirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia.              Imagem interna do DISEP Inaugura...

Regime estatutário passa em 1º turno no Legislativo itabunense

Após oito horas de discussão e com placar de 11 a 10, o Legislativo aprovou, em primeiro turno, a migração do regime celetista para o estatutário na administração pública itabunense. A votação foi concluída às 23h de ontem, 05. Por acordo de lideranças, o segundo turno do projeto de lei, o qual também institui o Estatuto do Servidor, deve ocorrer na próxima semana, dia 10/09. Na Casa, a proposta do Executivo recebeu 150 sugestões, agrupadas em 35 emendas. No Plenário, houve a retirada de dispositivos como o que compensava jornada extraordinária com banco de horas; manteve-se o benefício do triênio por tempo de serviço a partir da nova lei (a Oposição cogitava anuênio e data da posse do servidor, respectivamente). A estratégia oposicionista era apoiar “somente as emendas que melhoraram o projeto” e, em seguida, rejeitar o texto integral. Tudo para evitar que, caso o projeto de lei seja aprovado, prevalecesse o texto emendado e não a proposta original do Executivo. ...

Unidade Saúde elimina filas ao atender pacientes com hora marcada

Uma das novidades mais importantes e aplaudidas pelos moradores do bairro de Fátima é o atendimento com agendamento na Unidade de Saúde da Família Fátima I (USF). A proposta, implantada logo após a reforma da unidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo eliminar filas de espera para as diferentes consultas médicas e especialmente humanizar o atendimento na rede de atenção básica.  “Essa ideia é muito boa, principalmente para quem trabalha no comércio e não tem tempo a perder no dia a dia para uma consulta médica”, afirma a comerciária Neusa Azevedo de Andrade, residente na Rua São José, no Fátima. Segundo ela nem sempre os patrões são tolerantes quando o empregado falta mesmo em caso de doença.