Pular para o conteúdo principal

Mutirão da Cidadania é elogiado por moradores do bairro Nelson Costa


Baixe Safira Bianca dos Santos no Multirão da Cidadania no Nelson Costa - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 20.09.13 (19).JPG (260,4 KB)O vendedor ambulante Reginaldo Gonçalves, de 52 anos, elogiou bastante os serviços prestados na manhã desta sexta-feira (20) pelo Mutirão da Cidadania, evento promovido semanalmente pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde. “É muito bom para a população contar com tantos serviços de uma vez só. Além disso, também é gratificante poder contar com o trabalho de profissionais tão competentes”, relatou. O mutirão, que tem a proposta de levar serviços públicos para os moradores dos bairros e distritos do município, aconteceu na Escola Dr. Nelson de Oliveira, localizada no bairro Nelson Costa, na zona sul da cidade.


Reginaldo Gonçalves foi atendido pelo Cenoe (Centro de Olhos Especializado), empresa que participou pela primeira vez do Mutirão da Cidadania. Durante o atendimento, o oftalmologista Antônio Nogueira Filho identificou um aumento da pressão intraocular e uma alteração no nervo óptico nos dois olhos do vendedor ambulante. “São avaliações preliminares que sugerem o diagnóstico de glaucoma. Por isso, estamos requisitando ao posto de saúde a autorização de uma nova consulta e dos exames complementares”, completou Nogueira.

Quem também elogiou os serviços prestados pelo Mutirão da Cidadania foi a funcionária pública Safira Bianca dos Santos, de 27 anos, que reside no próprio bairro Nelson Costa. Ela fez um procedimento dentário na Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel). “Achei muito interessante a iniciativa porque, ao oferecer vários serviços, o mutirão pode ajudar um número muito grande de pessoas”, concluiu a funcionária pública. 

Presente ao evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, chamou atenção para o fato de que, a cada semana, motivados pelo sucesso e pela importância da iniciativa, novos parceiros aderem ao Mutirão da Cidadania. “Além do Cenoe, no mutirão deste dia 20, também passamos a contar com a participação do laboratório de análises clínicas Biolife e com as orientações do Curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus”, ressaltou Ocké. 

Próximos mutirões - Na próxima semana, o Mutirão da Cidadania será realizado em duas localidades da zona rural de Ilhéus: na quinta-feira (26), em Maria Jape e, na sexta-feira (27), em Mamoan. Somente no mês de agosto, os mutirões atenderam mais de cinco mil pessoas de várias comunidades do município, oferecendo serviços de saúde, assistência social, regularização de documentos e educação para o trânsito, contando, ainda, com a parceria de instituições como a 13ª Ciretran e  o 5º Grupamento de Bombeiros de Ilhéus.

Durante o Mutirão de hoje, os moradores do Nelson Costa tiveram a oportunidade de realizar cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões do Programa Bolsa Família, fazer inscrições no Balcão de Emprego e obter informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Também foi possível efetuar inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Peti e Projovem).  

Outros serviços - A população também recebeu orientações sobre programas de habitação e sobre o requerimento da Carteira do Idoso. Outros serviços prestados foram corte de cabelo, informações sobre procedimentos efetuados no SAC, como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar, bem como a participação do Conselho Tutelar para a notificação de denúncias.

Palestras e a pesagem de crianças e de mulheres para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) também foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Foram disponibilizados, ainda, atendimentos ginecológico, pediátrico, psicológico e psiquiátrico, além de vacinação, aferição de pressão arterial (PA), medição da glicemia e orientações nutricionais.

Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 20.09.2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.