Pular para o conteúdo principal

São Desidério preserva a tradicional festa da Pegada do Mastro

A tradição se manteve, centenas de pessoas participaram de uma das festas mais antigas de São Desidério, a Pegada do Mastro neste sábado, 07. Os foliões percorreram 06 km para chegarem até a cabeceira da mamona, onde se encontrava os dois mastros. Trata-se de uma árvore com mais de 15 metros de comprimento que serve para hastear as bandeiras do Divino e de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira de São Desidério. O corte do mastro é feito um mês antes, no primeiro sábado de agosto.

A Pegada do Mastro é uma manifestação cultural e religiosa datada há mais de um século e é marcada com muita animação, no qual os participantes se põem a dançar numa roda de samba, ao som de instrumentos rústicos, como tambores e gaitas. A farofa é o prato típico da festa, além de uma churrasqueira improvisada pelos foliões. Todos se divertem, e são relembrados do cuidado com a natureza, onde ao final todo o lixo produzido é recolhido.

É uma festa tradicional, deixada de geração a geração, e muitos já participam há muitos anos, mas sempre têm alguns curiosos que vão pela primeira vez e assumem o gosto e o desejo de sempre voltar. Como afirmou Dermival Correia Borges. "Gostei muito e quero voltar sempre".
Valquíria Maria de Alcântara Souza também participou da manifestação pela primeira vez e aprovou o evento. "É muito longe, pensei que não fosse conseguir chegar, mas é compensador quando chegamos aqui, e não sabia que era assim tão divertido”, falou.



Os estouros de fogos no céu anunciavam a chegada dos foliões na cidade, muitas pessoas recepcionaram e acompanharam o cortejo que seguiu pelas principais ruas da cidade e fez algumas paradas para homenagear aqueles que participaram da pegada do mastro, como é o caso de seu João Borola, foi cantado o samba em sua casa para homenageá-lo.

Também teve a tradicional parada em frente à casa de seu Nelson Barbosa, um dos pioneiros da pegada do mastro, e o canto do divino na casa do imperador Cleusmar Gobbi. A folia foi encerrada com uma roda de samba em frente a igreja matriz, onde são deixados os mastros para serem enfeitados para as missas de Nossa Senhora Aparecida, no dia 19 e do Divino, dia 20.
Por: Adinete Batista-Fotos: Cris Santos e Rodney Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.