Pular para o conteúdo principal

QUASE QUE NÃO HÁ MAIS COMO POETIZAR O RIO CACHOEIRA


O Rio Cachoeira era o ecossistema aquático sulbaiano mais perfeito da natureza.

Era o nosso canto, no canto do mundo, era a caridade no vai e vem das águas.

 Era o belo sobe e desce de um rio que trazia um coração carregado de emoção. Se fez estrada para o homem semear e colher o encanto da vida. No entanto, estamos devorando o nosso canto, nosso encanto, nosso lar.

Nosso santuário navega se arrastando na esteira do repudio. Corre esquecido ao abandono e ao sofrimento. Ainda assim oferece mais, muito mais do que pode oferecer.

É levado ao mergulho sono da escuridão. Ergamos um altar de altas mãos para o Rio Cachoeira se apoiar. Refletir, vestir o tempo, se divertir, distribuindo saúde em goles de emoção. Sua luta obstinada, sangrando, sangra sem ajuda, solitário. 

Anda no vale da agressão carregando todos afluentes, alguns muito doentes e ainda arca com nosso descaso, nossa demência por anos de escuridão, para enfrentar o monstro da poluição. 

A edificação dos pilares que harmoniza o desenvolvimento da região cacaueira da Bahia é importada, adquiri-se por moeda de troca. Tudo caríssimo, do primeiro mundo. E quando o assunto é preservação da floresta e sua biodiversidade, jogam nosso ecossistema como exemplo, para o mundo. Enquanto isso acredite! 

O Rio vai se defendendo do contundente ataque humano pela escorregadia ladeira da morte. Navegando inerte pelo veio da contaminação oxigena a terra, a espera de corações que possa remar as águas do futuro. Emudece o querido tesouro, o astro da nossa história, a seiva e o sangue de um príncipe; um herói que corre caridosamente servindo a mesa daqueles que deveriam viver para tapetar suas margens de flores, transformam tudo em dor. Fincam-lhe dejetos que lhe apunhala o coração. Resíduos que apodrece, exala mau cheiro e espalha odor. 

Quando vamos entender que o Rio Cachoeira, entre outras funções, corre para inspirar a poesia sulbaiana. É o estímulo do sorriso humano; de alegria de encontrar corações que faz os homens voarem em emoções; assistir por séculos o tempo passar e ver a vida soberanamente ao sol brilhar? 

Do blog: Valcabral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.