Pular para o conteúdo principal

Seap e CDA entregaram 98 títulos de terra em Ilhéus

A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária, desenvolvido pelo governo estadual e beneficiou pequenos agricultores do município, que passam a ter acesso a uma série de benefícios, inclusive a financiamentos bancários.
 A Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap) do Município de Ilhéus, em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), entregou 98 títulos de posse de terra a pequenos agricultores ilheenses como parte do Programa de Regularização Fundiária, desenvolvido pelo governo estadual. A entrega dos títulos foi realizada nas dependências da Câmara Municipal de Ilhéus, durante os dias 12, 13 e 14, e foi saudada pelo titular da Seap, Sebastião Vivas, que representou o prefeito Jabes Ribeiro.


O Programa de Regularização Fundiária da CDA está entregando títulos de propriedade em 247 municípios baianos e, em Ilhéus, os funcionários do órgão estadual Heraldo Sampaio e Rose Lins ficaram à disposição para eliminar todas as dúvidas dos agricultores. Os comprovantes de propriedade rural são entregues após conferência dos documentos dos beneficiários, realizada pelos técnicos da CDA. Em Ilhéus deveriam ter sido entregues 163 títulos, mas a meta não foi cumprida porque houve caso de agricultores cuja documentação ainda se encontrava com pendências, ou não puderam comparecer, e que irão receber os títulos em nova data a ser agendada.
Após o recebimento do comprovante de posse de suas terras, os proprietários rurais terão o prazo de seis meses para se dirigir ao Cartório de Registro de Imóveis, e efetuar o devido registro dos documentos de propriedade dos imóveis que, de acordo com a legislação, deverá ser feito de forma gratuita, no sentido de facilitar o acesso de todos os agricultores à documentação.
O secretário de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, salientou que o título definitivo de propriedade da terra é um documento da maior importância, “porque é um instrumento que outorga aos agricultores uma série de benefícios, a exemplo da concessão de financiamentos agrícolas, além de servir como garantia de outras operações”. E, completou, “mais importante do que os benefícios é que o título da posse de terra eleva consideravelmente a autoestima do homem que passou a vida toda a espera desse momento, e desse modo, passará a produzir com mais empenho e desempenho gerando mais renda para sua família, sem falar na regulamentação da sucessão hereditária”. 

dA -Secretaria de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.