Pular para o conteúdo principal

Campanha de hanseníase e verminoses inicia na zona rural de Ilhéus na segunda, dia 25


A ação terá inicio nas escolas públicas da comunidade de Juerana, seguindo para o Retiro (terça-feira, dia 26), Ponta da Tulha (quarta-feira, 27) e Japu (quinta-feira, 28). Na sexta-feira, dia 29, serão contemplados os estudantes das localidades de Couto e Areia Branca.   
A Campanha de Hanseníase e Geo-helmintíase (verminoses) será iniciada na próxima segunda-feira, dia 25, nas unidades educacionais públicas dos distritos, vilas e povoados da zona rural de Ilhéus, com abertura em Juerana. Já nas escolas da zona urbana, a ação ocorre até esta sexta-feira, dia 22. Promovida pelo Ministério da Saúde, e executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a atividade, desenvolvida desde o dia 18 de junho, consiste no atendimento e aplicação de medicamentos a estudantes na faixa etária entre cinco e 14 anos, com a devida permissão dos responsáveis.    

Segundo o cronograma da Sesau, na terça-feira, dia 26, a campanha ocorre na comunidade do Retiro; quarta-feira, dia 27, Ponta da Tulha; quinta-feira, dia 28, Japu, e sexta-feira, dia 29, em Couto e Areia Branca. No caso específico das localidades de Sambaituba, Inema e Castelo Novo, as atividades vão acontecer nos postos de saúde, ficando os professores com a responsabilidade de encaminhar as crianças.
Conforme informa a diretora da Atenção Básica da Sesau, Bárbara Cristhian Magalhães, a primeira etapa da campanha consistiu em um encontro com os diretores de escolas, quando foram transmitidas as informações de procedimento junto às crianças e pais. Segundo a diretora, o medicamento só pode ser aplicado com o consentimento dos pais, embora não cause desconforto aos usuários.
De acordo com Bárbara Christian, os sinais e sintomas da hanseníase mais frequentes são febre, edemas, dor nas juntas, sangramento, ferida e ressecamento do nariz e dos olhos, provocando mal estar generalizado e o consequente emagrecimento. Já as geo-helmintíases fazem parte de um grupo de doenças parasitárias intestinais, que são transmitidas através do solo, causando a morbidade, e até mesmo a morte, por afetar a situação de nutrição e também os processos cognitivos. Em alguns casos, o paciente pode ser obrigado a se submeter à cirurgia. “Portanto, é importante que os pais saibam desses riscos que podem ser evitados, permitindo a medicação de seus filhos”, afirmou.

Secretaria de Comunicação Social – Secom
Ilhéus – 21.08.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.