Pular para o conteúdo principal

Santa Casa de Itabuna participou do 24º Congresso das Santas Casas em Brasília


A manifestação chamou a atenção das autoridades para a situação de penúria e defasagem da Tabela SUS


Discutir a importância das instituições filantrópicas de saúde do país para a sobrevivência do Sistema Único de Saúde (SUS) foi um dos objetivos do 24º Congresso das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, realizado recentemente em Brasília. A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna participa tradicionalmente todos os anos deste evento, e nesta 24ª edição não foi diferente. A instituição esteve representada pelo provedor Almir Alexandrino, o diretor administrativo e financeiro André Wermann, e o tesoureiro Peter Deviris S. Lemos.

 “As Santas Casas e Hospitais Filantrópicos tem grande importância para a saúde do Brasil, e nada melhor do que reunir representantes do setor para debater os assuntos que mais tem afligido os gestores destas instituições”, comentou Drº Almir Alexandrino, lembrando que também foi feita uma manifestação na Praça dos Três Poderes, para chamar  a atenção das autoridades para a situação de penúria e defasagem da Tabela SUS. 

O presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Drº. Edson Rogatti, fez questão de destacar que “o financiamento aquém do necessário ao SUS afeta diretamente nosso trabalho, mas, mantemos nossa missão histórica de atender a população e de trabalhar pelo bem dos necessitados, apesar dos R$ 15 bilhões em dívidas que temos e de enfrentarmos um déficit anual de R$ 5,1 bilhões na assistência ao SUS”. Durante o Congresso, os pleitos e as necessidades emergenciais do Setor Filantrópico foram apresentados ao ministro da Saúde, Arthur Chioro. 

Com o tema “Indispensáveis para a Saúde, indispensáveis para o Brasil", o 24º Congresso das Santas Casas superou as expectativas ao contar com a presença de mais de 700 pessoas. “Foram três dias muito produtivos, onde expomos nossas necessidades e traçamos estratégias na presença de especialistas renomados, com a intenção de melhorar a qualidade da gestão de todos que diretamente vivenciam as dificuldades dos hospitais e instituições filantrópicas de saúde”, frisou o diretor administrativo e financeiro da SCMI, André Wermann. 

O tesoureiro da SCMI, Peter Deviris finalizou lembrando da qualidade e diversificação do temas abordados nas palestras. “Foram assuntos de extrema importância, em virtude do atual momento que estamos enfrentando. Contratualização, Gestão da Filantropia e dos Recursos Humanos foram alguns dos que tiveram destaque”.

Por Aline Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.