Pular para o conteúdo principal

Abandono do antigo Hospital Santa Isabel intensifica problemas sociais e de saúde em Ilhéus


O descaso dos proprietários com o espaço culminou na concentração de cidadãos em situação de rua, usuários de drogas, marginais e vândalos que fazem as necessidades fisiológicas no local, além da proliferação de animais peçonhentos e do descarte irregular de lixo, possibilitando a proliferação de doenças.
 O estado de abandono da área do antigo Hospital Santa Isabel, situado na Avenida Oswaldo Cruz, no Bairro Boa Vista, em Ilhéus, intensifica problemas sociais e de saúde, gerando constantes preocupações, constrangimentos e mal estar aos moradores e profissionais do entorno. Segundo denúncias de cidadãos que não quiseram se identificar, as péssimas condições físicas do local permite a proliferação de animais peçonhentos como ratos, baratas, insetos, o aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue), tornando-se foco de doenças. Ainda, o acumulo de lixo descartado irregularmente pela própria população, amplia o dano ao ambiente, promovendo odores e a intensificação de enfermidades.

O estado de abandono do prédio, há cerca de nove anos, ocasionou a concentração de cidadãos em situação de rua, usuários de drogas, marginais e vândalos que fazem as necessidades fisiológicas no espaço da antiga unidade de saúde.  “A gente trabalha assustado, à noite, o local é deserto, virou ponto de assalto, consumo de drogas, e esconderijo para marginais”, atesta um taxista que atua nas proximidades.
Segundo informação dos moradores, houve o início de intervenções no prédio, inclusive foram retirados o telhado e a calha. Mas como a obra foi interrompida, o fato trouxe ainda mais danos, provocando infiltrações em imóveis do entorno, por conta do escoamento da água pluvial. Em uma casa ao lado da propriedade, por exemplo, é possível perceber estragos no forro do teto e assoalho de madeira, as paredes estão mofadas, apresentando sinais de rachaduras, e até um quarto da residência foi interditado por apresentar alta umidade, o que começou a provocar doenças nos moradores, além do risco de desabamento.    
Desapropriação – Com a preocupação de resolver a situação e recuperar a paisagem urbana, o prefeito Jabes Ribeiro, assinou, no dia 13 de agosto, o decreto nº 44/2014, tornando a área de utilidade pública com fins de desapropriação. De acordo com o decreto, a Secretaria de Administração, com o apoio da Procuradoria Geral do Município (PGM), fica autorizada a promover os atos administrativos, judiciais e extrajudiciais cabíveis necessários com vistas ao cumprimento do ato.
A finalidade é instalar no imóvel a sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e outros departamentos do setor que atualmente funcionam em espaços alugados.  A iniciativa, segundo cálculos de técnicos da Prefeitura, pode gerar uma economia de aproximadamente R$ 65 mil mensais, valor gasto pela Sesau com a locação de imóveis.
DA - Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 01.09.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.