Pular para o conteúdo principal

IFBA de Ilhéus será ampliado para sediar cursos superiores



O Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Ilhéus – localizado à margem da rodovia Jorge Amado, próximo ao bairro do Salobrinho - vai ser ampliado, para permitir o aumento no número de vagas dos cursos técnicos já existentes e a inclusão de pelo menos dois cursos superiores: Arquitetura e Engenharia Ambiental. Esse foi um dos objetivos do encontro mantido hoje (20) pela manhã, entre o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre e dirigentes da instituição de ensino.

Pela legislação, o IFBA possui uma área de 50 mil metros quadrados. Atualmente, 36 mil metros quadrados já são ocupados. Nos 14 mil restantes, apesar de pertencer a instituição, será necessária a interlocução do governo municipal para a reintegração de posse já que, no local, existem duas casas habitadas e uma estrada que dá acesso à comunidade de Vila Cachoeira. O município se comprometeu a viabilizar uma nova estrada, dialogar com os responsáveis pelos imóveis irregulares e implantar uma usina de tratamento na região, beneficiando moradores e a própria instituição.

“O IFBA já está consolidado na região desde 2009”, afirma o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Anilson Roberto Cerqueira Gomes. “A instituição de ensino vem crescendo com o conceito de ser Campus, então as edificações vão crescendo na medida em que a unidade se expande”, explica. A reocupação dos 14 mil metros quadrados de área representa, de acordo com o pró-reitor, a possibilidade de novas expansões, tendo uma área plena para isso.

“Este acordo permitirá fazer um novo arruamento para a comunidade ampliando a nossa área imobiliária de tal modo que traga novos equipamentos, novos prédios e novos cursos para o IFBA de Ilhéus”, assegurou Anilson Gomes. Ele lembrou que o debate desta ampliação já vinha ocorrendo em Salvador, através do diálogo estabelecido entre o reitor Renato Anunciação Filho, o prefeito de Ilhéus e a deputada estadual Ângela Sousa.

“São medidas que vão melhorar e ampliar o ensino no município”, afirma Mário Alexandre. “O instituto é federal mas terá o irrestrito apoio do município”, completa. O prefeito de Ilhéus lembra que a instituição já abriga mais de mil  pessoas entre estudantes e funcionários, oferecendo um ensino gratuito e de qualidade. “Além de ampliar o número de vagas profissionalizantes para os jovens vamos criar novas oportunidades”, assegura o prefeito de Ilhéus.

Hoje pela manhã Mário Alexandre percorreu as instalações do IFBA. Além do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Anilson Roberto Cerqueira Gomes, ele se encontrou com Tiago Barbosa, diretor do IFBA Ilhéus, servidores e estudantes. A visita também contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), engenheiro Hermano Fahning. Na oportunidade todos lembraram da missão do IFBA: trazer cursos, extensão e pesquisa que promovam o desenvolvimento local e de todo o sul da Bahia.


Da - Secretaria de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.