Pular para o conteúdo principal

Bares fiscalizados

Itabuna intensifica fiscalização em bares e similares
A Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna está intensificando a fiscalização em toda a cidade, visando coibir os abusos praticados por proprietários de bares, restaurantes e similares que costumam obstruir os espaços públicos colocando mesas e cadeiras nas calçadas e praças. A prática impede a circulação de pessoas, pondo em risco a segurança do cidadão itabunense.
Segundo o secretário Carlos Leahy, a princípio, está sendo realizado um trabalho educativo, orientando os infratores para as penalidades previstas na Lei Municipal nº 1.331 – Código de Posturas do Município. “Neste sentido, mostramos aos proprietários de bares e similares que costumam utilizar a via pública para que se organizem, mesmo porque existem lugares que não é permitido tal ocupação e todos terão que se adequar ao que estabelece a lei”, destaca.
A equipe de fiscalização conta com 12 servidores que visitam os estabelecimentos comerciais localizados em praças, ruas e avenidas em todo o perímetro urbano da cidade, mostrando a necessidade de se fazer esta mudança de hábito. Carlos Leahy vem recebendo muitas reclamações da comunidade, que deixa de passar pela calçada por causa da ocupação desordenada que está acontecendo.
“Acredito que através do diálogo e das ações educativas iremos sensibilizar esses comerciantes para que eles tenham consciência da necessidade de mudanças em benefício da nossa cidade, tornando-se desnecessária a aplicação das penalidades previstas em Lei”, arrematou o secretário. Ele acrescenta que o trabalho resultará num melhor ordenamento das atividades desenvolvidas no setor de bares e restaurantes.

Penalidades

Para quem pratica esse tipo de infração, no caso da reincidência, o Código de Postura do Município prevê aplicação de multa. A persistência no ato infracional implicará na remoção do material que está em via pública. Os principais locais proibidos por lei são as avenidas principais de Itabuna, praças e calçadas onde existe um fluxo intenso de veículos e transeuntes.
Em determinados locais, a Secretaria estudará a viabilidade de adequar a ocupação à metade do passeio, se houver condições de passagens de pedestres. “Caso contrário, vamos aplicar a Lei e os comerciantes deverão buscar uma forma de manter as mesas no interior do seu estabelecimento”, afirma. A fiscalização também está sendo intensificada na área central da cidade, para impedir que os lojistas coloquem equipamentos ou expositores de mercadorias nas calçadas das ruas e avenidas, a exemplo da Cinquentenário.
Texto: Erivaldo Bomfim - Repórter: Paulo Leonardo - Foto: Waldyr Gomes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é