Pular para o conteúdo principal

DENGUE:

Saúde anuncia ações para enfrentamento da dengue

A questão da dengue e a necessidade de ampliação das ações em parceria com o Governo do Estado ocuparam parte da agenda de uma reunião entre representantes do Governo Municipal e o Ministério Público estadual, representado pelo promotor Clodoaldo Anunciação. O encontro teve as participações da procuradora-geral do município Juliana Burgos, sub-procurador José Augusto Ferreira Filho, além dos secretários da Saúde, Antônio Vieira; Administração, Gilson Nascimento; Assuntos Governamentais e Comunicação, Walmir Rosário e de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, além de técnicos da área da saúde, que representavam a Prefeitura de Itabuna.
O diretor da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, informou que o Plano de Combate à Dengue 2008/2009 continua em execução, agora com a implementação de propostas também para 2010. Ressaltou que vem mantendo contatos com a Sesab e Ministério da Saúde para acompanhar os boletins epidemiológicos. “Em 30 de junho, colocamos em discussão a cobrança do material que o Estado da Bahia é obrigado a fornecer veículos tipo fumacê, com equipamentos de Ultra Baixo Volume e a não disponibilização de produtos necessários para o bloqueio de focos em pontos estratégicos, como cemitérios, ferros-velhos, depósitos de sucatas, borracharias e outros locais considerados de risco”.
Um problema, segundo Florentino, é que sequer foram respondidos os ofícios datados de 14 e 27 de maio ou mesmo de 30 de junho deste ano, sob a alegação de que não haviam recebido os mesmos. Em 10 de julho, a representação local da Sesab informou que havia esquecido de importar o material para Itabuna e que no dia 13, o material estaria em Feira de Santana, a 400 quilômetros de Itabuna, disponibilizado para transporte pela 7ª Dires.
O diretor da Vigilância à Saúde também falou da sugestão dos técnicos do estado para que Itabuna adotasse um novo projeto piloto de Levantamento de Índice Rápido de Infestação (Lira) diferenciado bimestral. Com isso, o levantamento de dados que hoje é realizado em três dias, seria feito em 15. Anunciou ainda que será mantido o plano programado até dezembro deste ano e que para uma maior eficiência do processo necessitaria de pelo menos seis carros, três dos quais já cedidos pela Prefeitura e com outros três em fase de aquisição, sendo um deles cedido pelo Ministério da Saúde.
Florentino destaca a importância do cumprimento da portaria 1172/2004 do Ministério da Saúde, que fixa as atribuições e competências da União, dos estados e municípios no combate à dengue: “Em Itabuna, não zeramos os casos da doença, mas conseguimos uma redução drástica”. A sua expectativa agora é com o final do terceiro ciclo do Lira em 2009, mas mesmo assim o prefeito capitão Azevedo prorrogou por mais 90 dias o decreto de Estado de Emergência.
O representante do Ministério Público manifestou sua preocupação com a possibilidade do aumento do número de casos de dengue em Itabuna. Ele teme que a partir de agosto, quando a temperatura começa a se elevar, poderá se instaurar um novo ciclo de reprodução do mosquito aedes aegypti, vetor da doença.
Texto:Kleber Torres, Foto Valdir Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é