Pular para o conteúdo principal

Encerramento

Itabuna encerra VII Encontro Pedagógico com Rede Municipal

Chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (17) o VII Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Itabuna que reuniu durante dois dias mais de 1.500 profissionais da Educação. A programação foi encerrada com a realização de dois minicursos abordando as temáticas “Professor frente ao desejo do outro e a sua própria história” e “Autoconhecimento e as relações interpessoais”. O evento marcou a abertura oficial das comemorações pelos 99 anos de emancipação política e administrativa da cidade.
O secretário municipal da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, enfatizou a importância da discussão da temática escolhida para o Encontro – Valorizar o “EU” para Construir o “NÓS” - no contexto da escola e no que diz respeito à valorização do profissional da Educação. Ele destacou alguns fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem e o quanto os educadores itabunenses têm buscado superar essas questões com muita competência e compromisso.
Gustavo citou o exemplo dos resultados excelentes obtidos pela Rede Municipal de Ensino na Provinha Brasil e os avanços conquistados pelos alunos das Classes de Integração e Recursos (CIR) assistidos pelo Programa Laboratórios de Aprendizagens (Lapis). “Nos primeiros ciclos avaliativos do trabalho do Lapis, neste ano, já constatamos um crescimento singificativo no percentual dos alunos que avançaram para o nível alfabético”, disse Lisboa.
Durante o Encontro Pedagógico, o secretário entregou ao coordenador da Promotoria Pública, Clodoaldo da Anunciação, a proposta do Projeto de Lei para a Eleição de Gestores da Rede Municipal. Ele explicou que o documento foi elaborado por uma comissão formada por todos os segmentos da Educação e que, após parecer da Promotoria, será submetido à apreciação e aprovação da categoria. Em seguida, como Projeto de Lei, será submetido à votação da Câmara de Vereadores.

Motivação

Convidado a proferir a conferência de abertura do Encontro, o professor Roberto Belotti, do Paraná, abordou os resultados que podem ser obtidos no processo de ensino e aprendizagem a partir da motivação do professor. “Primeiro, na profissão do professor você tem que ter vocação é uma coisa que vem do coração e algo que o professor na verdade desenvolve durante a vida mais a essência ele tem que ter. Primeiramente, ele deve ter prazer naquilo que ele faz ele tem que encontrar o sentido e o sentido do que ele faz ter um significado”.
“O professor deve ter consciência do que representa o trabalho que ele realiza para ele, para a escolar, para seus alunos e a sociedade. A partir do momento que o professor conseguir enxergar isso eu digo que ele encontra o sentido naquilo que ele faz”, disse Belotti.
Ele lembrou alguns fatores que podem contribuir para a motivação do professor: “respeitar seus limites, aceitar-se e se gostar”. O VII Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino contou ainda com minicursos ministrados pelo professor Belotti e os professores Lindomar Coutinho e Edileide Castro.
Texto: Erivaldo Bomfim, foto Valdir Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é