Pular para o conteúdo principal

Esporte

Festa do atletismo em Itabuna

Ir além de seus próprios limites. Esta foi a motivação que levou 141 atletas a percorrer ruas e avenidas de Itabuna na manhã do último domingo (19), durante a 12ª Corrida Rústica da Cidade, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Recreação em parceria com a Associação Itabunense de Atletismo (AIA). Para muitos, a conquista de um lugar ao pódio pouco importava, porque o foco estava na participação em um dos eventos mais expressivos do atletismo baiano.
Nas primeiras horas da manhã já era intenso o movimento de atletas nas imediações da Vila Olímpica, local de largada e chegada da prova. Este ano, uma emoção à parte ficou por conta da inclusão da categoria dos cadeirantes, com a participação de 12 atletas paraplégicos de Ilhéus, Buerarema e Itabuna. Nas demais categorias, 24 municípios estavam representados da 12ª Corrida Rústica da Cidade, a exemplo de Salvador, Feira de Santana, Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista e Porto Seguro.
Presente desde a largada até a solenidade de premiação, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, ressaltou que o incentivo ao esporte é uma prioridade do seu governo e a realização da Corrida Rústica é importante para a inclusão da cidade no contexto esportivo do estado. “No próximo ano queremos dar maior visibilidade a está competição, porque é um momento interessante para a cidade, se constituindo num evento de interação e integração entre os atletas de vários municípios”, afirmou o prefeito.
Azevedo destacou a participação dos cadeirantes na prova como um exemplo do quanto o esporte é capaz de promover transformações, incluindo socialmente os cidadãos. “Está de parabéns a Secretaria de Esporte por realizar uma festa tão bonita, onde pessoas de todas as idades dão prova de sua capacidade de transpor limites com verdadeiro espírito esportivo”, concluiu.
O secretário de Esporte e Recreação, José Alcântara Pellegrini, enfatizou que a proposta do governo é usar o esporte como meta de inclusão social. “Estamos trabalhando para fazer de Itabuna uma cidade que valorize o esporte, dando condições aos nossos atletas de participar de competições e trazendo para o município eventos que possam atrair visitantes de outras cidades e, consequentemente, estimulando a economia local”, disse Pellegrini. Também estavam presentes na solenidade de premiação o secretário de Administração, Gilson Nascimento, e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Cyro de Mattos.
Após percorrer 1,2 mil metros – da Rua do Paty à Vila Olímpica – Milena dos Santos Oliveira, de 11 anos, provou que ser paraplégica não limita sua vontade de superaração, conquistando o 1º lugar com um tempo de 13 minutos. Ela, que concluiu a prova bastante emocionada, revelou que gostou de ter participado da competição. Milena sentou-se ao pódio ao lado de Arituza da Silva (2º lugar) e Aleci de Jesus Santana (3º lugar).
Entre os homens, nesta categoria, quem conquistou o 1º lugar foi Rafael Figueira de Oliveira, com o tempo de 5 minutos e 33 segundos, ao lado de Bruno Santana e Jonas Costa. Os grandes vencedores da Corrida Rústica foram, no masculino, Antonio Soares Santos, de Bom Jesus da Lapa, com o tempo de 389min45segundos, e na categoria feminina, a feirense Marluce Queiroz, fez um tempo de 44min54segundos. Um pelotão especial da Polícia Militar participou da prova tendo à frente o Cel-PM Jorge Ubirajara, comandante do 15º BPM.
Os atletas foram unânimes em afirmar o nível de organização da prova e a valorização de todas as categorias. Para realizar a 12ª Corrida Rústica da Cidade de Itabuna, a Secretaria de Esporte contou com a parceria da AIA, da Associação de Moradores do São Caetano, da Comonte Matérias de Construção, da Silva Calçados e Cirúrgica Almeida. Também apoiaram a competição o Tiro de Guerra, Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), o 15º Batalhão de Polícia Militar e 4º Grupamento de Corpo de Bombeiros.
Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é