Pular para o conteúdo principal

O poeta Plínio de Almeida

Ficc lança obra do poeta Plínio de Almeida dia 20
As poesias parnasianas e líricas de Plínio de Almeida estarão juntas na “Obra Reunida”, titulo do livro que a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) vai lançar na próxima segunda-feira, 20, como parte das comemorações de aniversário de Itabuna. O lançamento programado para as 19 horas, acontecerá na biblioteca municipal que leva o nome do escritor, no bairro da Conceição.
O presidente da fundação, Cyro de Mattos, informou que a idéia do livro foi do ex-presidente da Ficc, Flávio Simões e que tem continuidade pela valiosa proposta de homenagear e divulgar importantes obras literárias e ao mesmo promover o reconhecimento ao escritor Plínio de Almeida pela sua contribuição à cultura regional.
Cyro de Mattos lembra que Plínio de Almeida, um baiano de Santo Amaro da Purificação, era visto pelos amigos e pela comunidade de Itabuna como um homem de muitos talentos e ofícios. Além de poeta, orador, jornalista, artista plástico e desenhista, era também professor e político.
Quando chegou a Itabuna, em 1951 ensinou em várias escolas e na condição de artista plástico, participou de muitos eventos culturais, além de ter sido membro da Academia de Letras de Ilhéus e da Academia Castro Alves. Plínio de Almeida pertenceu também à instituição artística literária "Casa Euclidiana", e foi único embaixador na Bahia em 1967.
Como jornalista, trabalhou no Diário de Itabuna e Rádio Jornal, onde mantinha uma crônica intitulada "Nós pensamos assim!".
Na pólitica, foi vereador em Itabuna por mais de uma legislatura. Plínio veio a falescer do coaração, participando de uma exposição plástica, na antiga loja Móveis Itarte, na Avenida Adolfo Maron, em 26 de Setembro de 1976, em Itabuna, cidade que adotou como sua.
Multiarte no Centro de Cultura
A programação elaborada pela Ficc para comemorar o aniversário de Itabuna inclui, ainda, a abertura do IV Festival Multiarte, na terça-feira, (21), às 18 horas no Centro de Cultura Adonias Filho e a reabertura do Quiosque Cultural Walter Moreira na praça Olinto Leone, no dia 29 a partir das 18 horas.
O Festival Multiarte Firmino Rocha, uma dos mais importantes projetos da fundação, conta este ano, com 600 pessoas de 15 cidades do interior do estado inscritas nas categorias dança, musica e teatro. E sua finalidade é, além de promover o intercâmbio entre os artistas baianos para troca de experiências, também a divulgação da produção cultural na Bahia e a valorização dos artistas baianos.
Texto: Rosi Barreto Fotos: Pedro Augusto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é