Pular para o conteúdo principal

Lixo:

Prefeitos da região debatem tratamento do lixo

Prefeitos da região, secretários municipais e técnicos ligados à área ambiental foram recebidos pelo prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, quarta-feira (22), no Itabuna Palace Hotel para apresentação de uma proposta de substituição do lixão e aterro sanitário por uma indústria de processamento de resíduos orgânicos. O projeto é uma iniciativa conjunta da AFG Consultores em parceria com a Organoeste Biotecnologia.
O representante da AFG na Bahia, Capitão Osvaldo Barbosa, afirmou que será implantada a usina de tratamento em Itabuna, observando a possibilidade de instalação de duas na cidade, devido ao número de habitantes superior a 200 mil e também ao grande volume de lixo produzido diariamente. “Para a instalação da usina é necessário o efetivo de no mínimo 100 mil habitantes, assim as cidades vizinha, com perímetro de 60 quilômetros de distância e que têm número inferior de habitantes podem ser organizar para a implantação de uma usina ou escolherem Itabuna como sede do tratamento” argumentou.
Barbosa explicou que a prefeitura de Itabuna vai substituir o lixão pela indústria de tratamento de lixo, responsável pela industrialização do material orgânico recolhido. “A usina tem a função de separar o lixo trazido pelos caminhões. Neste sentido, é respeitado um processo que abrange a pesagem dos resíduos e depois a separação do material orgânico realizado numa esteira” observou. Capitão Barbosa, salientou que o material orgânico separado é transformado em três tipos de abubo granulados com alto teor de nutrientes, já qualificados como uns dos melhores do mundo.
A prefeitura não terá nenhum custo para a implantação da usina na cidade. O representante nordeste da AFG, Carlos Alex, disse que a contrapartida do município é a doação do terrano com terraplanagem e iluminação. Além disso, ele acrescentou que conforme estabelecido pelo Ministério Público, o município recebe 30% em royalties, que devem ser divididos em 20% para aplicação em algum projeto escolhido pela administração e 10%, obrigatoriamente, destinado a projetos sociais.
“O crédito de carbono é quem gera o royalties, então para cada 100 mil habitantes é calculado cerca de 1 milhão em retorno de crédito de carbono, sendo 300 mil destinados como royalties para a prefeitura. No caso de Itabuna, estima-se uma média de 200 mil habitantes, portanto é calculado 2 milhões em crédito de carbono, gerando em torno de 600 mil de royalties para o município” complementou Capitão Barbosa.
O representante da AFG na Bahia, Capitão Barbosa ainda ressaltou que a indústria gera, em média, 50 empregos diretos e em Itabuna terá a capacidade de propiciar mais 300 a 400 empregos indiretos. “Os catadores de lixo não vão perder a fonte de renda” frisou.
Texto :Natália Tavares Fotos: Vinícius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é