Pular para o conteúdo principal

Pacto contra a violencia:

Grupo de Trabalho apresenta sugestões

Representantes de entidades sociais e religiosas, integrantes do grupo de trabalho II, reuniram-se, segunda-feira (20), na sala de comissões técnicas da Câmara Municipal de Vereadores, com o objetivo de sugerir ações para o desenvolvimento do pacto contra a violência em Itabuna. Participaram da reunião o chefe de gabinete e representante do poder Executivo, Ivann Krebs; sub-procurador municipal, José Augusto Ferreira; suplente da coordenação geral do pacto, pastor Antongnony Coelho; secretário de Esporte e Recreação, Alcântara Pellegrini; promotor público, Clodoaldo Anunciação; juiz da Vara da Criança e do Adolescente, Marcos Bandeira; Defensor Público, André Martins e o presidente do Conselho de Defesa e Segurança Pública, Washigton Cerqueira.
Diversas intervenções foram sugeridas pelos presentes. Clodoaldo Anunciação apresentou algumas demandas iniciais para o pacto: reestruturação da iluminação, principalmente próximo às escolas; a formatação de um plano de trânsito; a reestruturação do Imeam; fiscalização das festas realizadas em Itabuna e buscar junto ao Estado o melhoramento do Departamento de Polícia Técnica. Ele também destacou o incentivo ao esporte como recurso de combate à violência, com a criação de escolinhas de futebol e construção de quadras poliesportivas nos bairros. “A reforma da Vila Olímpica é uma iniciativa que ajuda no combate à violência, sendo um espaço de esporte e lazer para a população” destacou o promotor.
O radialista Val Cabral ressaltou a possibilidade de implantar na cidade a operação Manzuá, realizada na Paraíba, onde são feitas abordagens com policiais nas entradas e saídas de determinadas cidades. Val Também apontou a estruturação de delegacias para a defesa de crianças e idosos, a construção de um lar para mulher vítima de violência e o retorno da patrulha do sossego como medidas importantes para o pacto.
O representante do Lions Clube Centro, César Brandão, comentou sobre a necessidade de observar a conduta de jovens que ficam durante a noite em postos de gasolina da cidade, além de sugerir o retorno da lei da madrugada. Já o representante do Sindicato Rural de Itabuna, Fernando Ferreira, frisou como uma ação relevante o lançamento de uma campanha publicitária contra as drogas.
O professor Dilson Cardoso sugeriu a profissionalização dos jovens e o sub-procurador, José Augusto Ferreira, apontou a necessidade da cidade manter uma casa de passagem para tratar dependentes químicos. Outros aspectos foram apresentados pelo pastor Antongnony Coelho, como segurança nas praças públicas, a realização de conferências nos diversos bairros e a retirada de crianças das ruas.
O juiz Marcos Bandeira observou que o trabalho para combater a violência deve considerar duas vertentes: a prevenção, com atividades nos eixos paternidade responsável e com adolescentes em conflito com a lei. A segunda vertente relaciona-se com a efetividade da ação policial. “Precisamos de uma unidade de internamento, de semi-liberdade e terapéutica em Itabuna” mencionou o juiz.
O chefe de gabinete, Ivann Krebs, lembrou que muitas ações que contribuem no combate à violência já estão sendo realizadas pelo governo e lembrou as 1 mil lâmpadas colocadas em diversos pontos da cidade. “As ações promovidas pelo governo serão fortalecidas com as propostas apresentadas pelos participantes do pacto, o que contribuirá para eliminar gradativamente a violência em Itabuna” complementou.
Texto: Natália Tavares Fotos: Vinícius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é