Pular para o conteúdo principal
Talentos da dança entusiasmam
público na segunda noite do Multiarte

O Centro de Cultura Adonias Filho ficou lotado, na quarta-feira (22), segundo dia de apresentação do Festival Multiarte Firmino Rocha. O público prestigiou com muita animação as 12 apresentações de danças populares que abrangeram streat dance, pagode, afro, salão e folclóricas.
Estiveram no palco cerca de 116 dançarinos de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Uruçuca e Barra do Rocha que realçaram ainda mais a qualidade da arte regional, através da dança com suas diversas formas e ritmos, além do primor no figurino. Com toda pluralidade e profissionalismo, o Multiarte se fortalece como um espaço para a valorização do talento regional e também para quebrar barreiras geográficas.
O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Cyro de Mattos, destacou a vibração das mais de mil pessoas, ao assistirem as apresentações, fazendo questão de frisar o alto nível das performaces e dos dançarinos. “É muito bonito quando a gente vê o popular virar clássico. O popular ir ao palco, mostrando que cultura não é uma manisfestação somente erudita”, ressalta.
Bailarinos grapiúnas
Dançarino do Ballet Corpore, Júlio Cézar Messias, ingressou na dança através de um projeto da Ficc. “Os cursos da Ficc dão oportunidade para quem não pode pagar. Para mim, as aulas representaram o meu começo no ballet” frisou.
Messias ressaltou que o Festival Multiarte representa para o artista uma oportunidade de divulgar seu trabalho e consequentemente ser reconhecido não só em Itabuna, mas também nas várias cidades do interior da Bahia. “Fico muito feliz em participar do festival da Ficc, é muito gratificante” comemorou.
Também bailarino da Corpore, Rennath Fernandes deu seus primeiros passos em um curso da Fundação Marimbeta. “A partir desse curso, minha vida mudou, comecei a me desenvolver na dança” disse. Rennath, que está participando do festival pela segunda vez, frisou que o Multiarte deve estimular o surgimento de outros eventos culturais na região, que proporcionem um espaço para as pessoas mostrarem sua arte. “O público está tendo a chance de assistir diversos talentos regionais, além de poder conhecer um pouco das várias modalidades artísticas presentes na programação” concluiu.
Para o coordenador do The Six Lobos de Rua de Itabuna, Marcelo Lobo, o festival é um espaço importante para a dança de rua, que permite apresentar o resultado de pesquisas realizadas para a montagem da coreografia. “Contribui para que o streat dance consiga mostrar que realmente está enquadrado aos demais estilos de dança” reiterou.

Premiação
O primeiro lugar, na categoria dança popular, ficou com o The Six Lobos de Rua de Itabuna, que apresentou o espetáculo “Nossa Cara” do coreógrafo Marcelo Lobo. Já o Studio Jamille Marques de Itabuna, que levou para o palco a apresentação “Explosão Latina” coreografada por Wellington Santana, obteve o segundo lugar.
Na categoria melhor bailarino foi premiado Joadson Costa do Ballet Corpore; o título de melhor bailarina foi para Raysa Farias do Ballet Anjos da Dança, de Itajuípe. Também foi premiado o Ballet Corpore, considerando pelo júri como destaque do festival na modalidade dança. Medalhas de mérito foram entregues ao Grupo Afro Encantarte de Itabuna e o Grupo Encore, também de Itabuna, pela pesquisa e trabalho apresentados.
Programação
A programação do Multiarte continua quinta e sexta-feiras (23 e 24) com apresentações de música (24), e no final de semana (sábado e domingo, 25 e 26), com espetáculos de teatro.
exto: Natália Tavares Fotos: Vinícius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é