Pular para o conteúdo principal

ARTE:

Espetáculo de arte e cultura marca Semana de Pessoa com Deficiência

Cerca de 80 alunos com deficiência assistidos pelo Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei) de Itabuna apresentaram espetáculos artísticos na 2ª Mostra de Arte promovida pelo Centro que aconteceu na quarta-feira (26), no Centro de Cultura Adonias Filho. Com o tema “Eu e Itabuna uma História de Conquistas”, o evento teve o objetivo de comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (semana do excepcional), proporcionando ao público uma programação artística e cultural, envolvendo apresentações de dança, coreografias e recital de poesias.
Um momento especial da Mostra foi a premiação Kaique Marcos, que tem o intuito de valorizar as práticas pedagógicas promovidas pelos professores de estudantes especiais da rede municipal de ensino. A edição 2009 premiou na categoria Educador Inclusivo a professora Maria José de Lima Braga, que obteve destaque com o projeto “Ciranda de Livro” desenvolvido com sete alunos deficientes da Escola Jorge Ribeiro Carrilo.
A assessora psicopedagógica para educação inclusiva, Milene Dantas Azevedo, explica que a mostra é um espaço criado para dar visibilidade a todo o trabalho pedagógico e cultural desenvolvido pela equipe do Cepei com os alunos durante todo o ano. “O aluno deficiente é capaz, tem suas potencialidades, seus talentos é isso que pretemos evidenciar nos espetáculos” frisa a assessora.
Ainda foram expostos ao público os produtos artesanais produzidos pelos pais dos estudantes. “Realizamos atividades com os pais em oficinas de arte, onde eles pintam panos de prato, bordam tecidos e sandálias de borracha, confeccionam fuxicos”, explica Milene Dantas. A diretora do Cepei, Tatianny Silva Oliveira de Souza, complementa que esse trabalho artesanal é realizado com os pais nos momentos em que eles ficariam ociosos esperando seus filhos na recepção do Centro.
O evento contou com um público de mais de 500 pessoas, entre estudantes especiais e seus pais que acompanharam o show de poesias e danças coreógrafadas pela professora de Educação Física do Cepei, Rosane Cardoso. Rosane Cardoso, que foi responsável pelas sete coreografias da Mostra, ressalta que esses trabalhos lúdicos são de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos. Ela ainda comenta que os ensaios foram realizados de segunda a sexta, com carga horária diária de 1h e 30 min, num período de 25 dias divididos entre os ensaios individuais e coletivos. “É muito gratificante observar o crescimento dos alunos. O melhor método para preparar um show desses é dedicar muita atenção e carinho para os alunos” frisa a professora.
Teresinha Freitas de Andrade, mãe de Pablo Gonzalez (32) que frequenta o Cepei a 3 anos, afirma que seu filho teve um grande desenvolvimento após o ingresso no Centro. Ela destaca também a diversidade de atividades e atendimentos disponibilizados para os alunos deficientes. “Os alunos são atendidos por fonoaudiólogas, psicólogas, além disso, têm aulas de computação, dança e outras atividades”, diz Teresinha de Andrade.
Ela observa que são trabalhos como o do Cepei que proporcionam a inserção de deficientes na sociedade. “Meu filho mesmo com deficiência intelectual estuda no Caic sabe ler e escrever, também pratica esportes como natação e capoeira. Tudo isso é resultado do amor e carinho da família e de toda a equipe do Cepei”, finaliza Teresinha de Andrade.
Texto: Natália Tavares Foto: Pedro Augusto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é