Pular para o conteúdo principal

Bolsa Familia:

Auditoria no Bolsa Familia começa na segunda-feira

Cerca de 3.700 famílias cadastradas no programa federal do Bolsa Família, começam a ser auditadas a partir da próxima segunda-feira (10), nos diversos bairros de Itabuna.
Esse trabalho é uma rotina adotada pela Administração Municipal, no sentido de evitar possíveis fraudes ao programa. Essa auditoria é realizada com base no cruzamento de informações dos beneficiários pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e enviadas ao Município.
A auditoria vai até o dia 15 de outubro e segundo a assessora de Acompanhamento de Programas Externos da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Itabuna, Marina Silva, contará com participação de 15 auditores que irão iniciar os trabalhos pelo bairro de Fátima, onde foi detectado o maior número de famílias incluídas no relatório.
“Várias famílias dos mais diferentes bairros de Itabuna receberão a vista dos auditores, que levantarão as mais diversas informações para verificar possíveis falhas no sistema”, disse Marina Silva. Ela informa que o perfil das pessoas que devem receber o programa deve ser de membros famílias carentes, que tenham uma renda mínima de R$ 70,00 e máxima de R$ 140,00 per capita.
Segundo os critérios do Governo Federal, as famílias que estão fora desta faixa não podem receber o benefício. Hoje, em Itabuna são atendidas cerca de 20.600 famílias que recebem o benefício, das quais 3.700 constam no relatório, o que Marina Silva considera um número até certo ponto razoável, daí a necessidade da auditoria.
Segundo Marina Silva, a ação realizada pela Prefeitura de Itabuna é inédita e, inclusive, recebeu elogios do coordenador-nacional do Bolsa Família, Franco Bernardes, que esteve recentemente em Itabuna. “A auditoria permanente é uma solicitação do prefeito Capitão Azevedo, no sentido de que dificulte os possíveis desvios no programa, beneficiando indevidamente às famílias que não tenham direito de participar do Bolsa Família”, revelou.
Na auditoria, os beneficiários preencherão um novo cadastro, que será encaminhado para Brasília, mas se for comprovado que a família esteja fora dos critérios estabelecidos, imediatamente o benefício será cancelado e o responsável deverá responder a processo federal, sendo indiciado criminalmente e tendo que devolver todo o valor pago com multa, juros, correções, além do constrangimento que vai passar.
Texto:Kleber Torres Reportagem: Paulo Leonardo - Foto: Waldyr Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é