Pular para o conteúdo principal

Parceria com a comunicação:

Equipe da saúde busca parceria com profissionais da comunicação

A secretaria da Saúde de Itabuna, através da Coordenação Municipal de DST/AIDS, promoveu segunda-feira (24) um curso voltado para os profissionais da imprensa. O evento teve como objetivo apresentar aos jornalistas e radialistas a nova campanha do Governo Federal “Muito Prazer. Sexo sem DST” para a divulgação da prevenção da Aids e também inseri-los no contexto atual da doença para que possam melhor informar o público.
O curso aconteceu no Auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) e teve como palestrante o Dr. Júlio Brito, que fez um retrospecto do início do desenvolvimento do trabalho do Centro de Referência até os dias atuais. Também palestrou o radialista Val Cabral, que já atuou como coordenador do Centro de Referência Dr. Júlio Brito, como também já presidiu o Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (Gapa).
Esteve presente no evento o secretário da Saúde, Antônio Vieira, que ressaltou o trabalho desenvolvido no Centro de Referência de Itabuna. “No Centro o trabalho é constante, com atendimento a toda demanda de doenças sexualmente transmissíveis. Dispomos de uma equipe multidisciplinar e de todo aparato necessário para os atendimentos, inclusive realizamos exames laboratoriais”, explicou o Antônio Vieira. Ele ainda observou que são feitos trabalhos educativos e curativos para que a pessoa que convive com a Aids não seja um vetor de disseminação da doença.
O secretário da Saúde frisou a importância da parceria com os veículos de comunicação que podem atuar como condutores de informação sobre a Aids para toda a comunidade. “O rádio, jornal, televisão e outras tecnologias podem transmitir o serviço realizado pelo município e pelo governo federal, mas também faça uma ação de conscientização para que o número de portadores não aumente”, afirmou Antônio Vieira.
A coordenadora do Centro de Referência Dr. Júlio Brito, Maria Vitória Ramos Gonçalves, destacou a prevenção como principal objetivo de toda atuação do Centro. Para ela, o trabalho desenvolvido em parceria com os profissionais de mídia facilita a propagação de mensagens preventivas. “A mídia tem a capacidade de alcançar um grande número de pessoas, inclusive em localidades que os profissionais da saúde não têm acesso facilitado. Além disso, precisamos divulgar vários serviços, entre eles, o Fique Sabendo um trabalho do Governo Federal desenvolvido no município, através do qual são realizados exames para o diagnóstico da doença” observou Maria Vitória Gonçalves.
A coordenadora ainda ressaltou que o Departamento Nacional de AIDS encaminha para os municípios a campanha para os diferentes veículos comunicacionais já prontas para a veiculação.
Para a presidente do Gapa e diretora de Marketing do Jornal Agora, Roberta Oliveira, um aspecto importante a ser abordado com os profissionais da imprensa é a linguagem e seu aprimoramento para melhor tratar sobre a Aids na mídia. “O curso é extremamente importante porque desperta o profissional para a verdadeira proporção da doença, pois para cada caso registrado existem mais cinco não cadastrados. Por isso o tema da Aids deve ser tratado na mídia de modo contínuo”, afirmou Roberta Oliveira.
Texto: Natália Tavares Foto: Pedro Augusto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é