Pular para o conteúdo principal

Cultura:

Conferência discute desenvolvimento e fortalecimento da cultura em Itabuna



“A cultura como mudança social”. Foi com este tema que a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) promoveu, durante toda a quarta-feira, 30, no Centro de Cultura Adonias Filho, a I Conferência Municipal de Cultura, para discutir o setor nos seus múltiplos aspectos, além de definir propostas e estratégias para a implantação de uma política cultural em Itabuna.

“A cultura é um direito de todos porque incorpora o cidadão na sociedade e é um vetor do desenvolvimento sócio-econômico porque gera trabalho e renda e ainda promove o entretenimento”, reforça o presidente da FICC, Cyro de Mattos.

Aberta com a apresentação do coral de flauta do professor Carlos Oliveira e a execução do Hino Nacional, a conferência teve como primeiro tema a “Produção simbólica e diversidade cultural”, abordado pelo professor Ruy Póvoas, seguido de uma discussão sobre “Cultura, cidade e cidadania”, conduzida pelo professor Fernando Caldas. Ainda na parte da manhã, os professores Samuel Mattos e Mara Rute Lima falaram, respectivamente, sobre “Cultura e desenvolvimento sustentável” e “Cultura e economia criativa”. Em seguida, grupos se dividiram para a elaboração de propostas e estratégias de acordo com eixos temáticos.

Em pronunciamento na conferência, o prefeito Capitão Azevedo declarou que criatividade é palavra de ordem e, segundo ele, é o que sua equipe tem feito na administração municipal, que trabalha com poucos recursos. “Mas não falta disposição, coragem e o desejo de trabalhar por uma cidade melhor, inclusive, é claro, no setor cultural”. Azevedo destacou o trabalho do presidente da FICC, o escritor Cyro de Mattos, de “buscar alternativas em favor da nossa cultura”.

O encontro contou ainda com presença do secretário de Educação Gustavo Lisboa, o presidente da Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli, o diretor de Projeto da Secretaria de Esporte, Paulo Roberto Rezende, o promotor público Eduardo Passos, além de artistas, estudantes e representantes da comunidade. Estiveram também presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Loiola, o pró-reitor de Extensão da Uesc, Raimundo Bomfim, e o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso.
 Texto: Rosi Barreto – Fotos: Vinicius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é