Pular para o conteúdo principal
Emasa dá o primeiro passo para a obra mais importante do Centenário


Começou pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa) a obra de requalificação e humanização da Avenida do Cinqüentenário, considerada pelo prefeito, Capitão Azevedo, uma das obras mais importantes da Prefeitura para os festejos do primeiro centenário de Itabuna, em julho de 2010. No último sábado (14), a Emasa iniciou os serviços de reconstrução das redes de esgotamento sanitário e abastecimento de água na Avenida do Cinqüentenário.

Segundo o presidente, Alfredo Melo, os serviços que serão executados pela Emasa incluem a padronização das ligações de água, reconstrução das caixas de gordura, substituição das manilhas de cerâmica instaladas na década de 1950 por tubos de PVC ocre de 150 milímetros. A meta da Emasa é realinhar e padronizar as partes da rede de água que ficam visíveis na avenida, como as caixas de hidrômetros e tampas dos PVs (poços de visitas). Os pontos dos hidrantes da avenida também serão alinhados.

O gerente da Saneamento da Emasa, Ailson Souza, prevê que os serviços que a empresa vai realizar para a obra de requalificação e humanização da Cinqüentenário deverão estar concluídos até dezembro. A meta da empresa é terminar o trabalho antes da instalação do relógio para contagem regressiva. Os serviços da Emasa serão executados por etapas, nos finais de semana, para não comprometer o funcionamento do comércio.


A meta do prefeito, Capitão Azevedo, é transformar a Avenida do Cinqüentenário na Avenida do Centenário. Segundo a arquiteta Fernanda Vinhaes, uma das responsáveis pelo projeto, serão realizadas intervenções ao longo dos 1.760 metros de pista, que terá seis metros de largura e 9 mil metros quadrados de piso intercravado nos passeios, que serão levantados, no trecho compreendido entre o Centro de Cultura Adonias Filho e Avenida Amélia Amado. Os passeios serão padronizados, com três metros largura.

Áreas de lazer

A nova avenida terá faixas elevadas nas transversais, facilitando a passagem de pedestres e de portadores de necessidades especiais. As redes de telefonia, internet e de televisão a cabo serão subterrâneas, retirando os obstáculos nos passeios. A Coelba instalará novos postes e Phillips deve instalar na avenida um sistema com baixo consumo de energia, melhorando a iluminação pública.

O asfalto será recuperado e nivelado e a sinalização horizontal e vertical será revista. Para a humanização da Cinqüentenário, a Prefeitura criará espaços de lazer, no modelo de pequenos boulevards nas esquinas, com plantas, bancos, lixeiras e floreiras.


Texto: Vera Rabelo – Fotos: Alex de Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é