Pular para o conteúdo principal
Mutirão consolida Itabuna como capital brasileira na prevenção do diabetes



Transformar Itabuna na capital brasileira de prevenção do diabetes. O que parecia algo distante começa a se tornar realidade, após o êxito do 5º. Mutirão do Diabético, realizado no último sábado, 14. O evento, promovido pelo Hospital de OIhos Beira-Rio, com o apoio da Prefeitura Secretaria Municipal de Saúde, Associação dos Diabéticos (Asdita), Unimed e Universidade Estadual de Santa Cruz, fez parte das celebrações do Dia Mundial do Diabetes, promovido com o aval da Organização das Nações Unidas, com ações em mais de 150 países.

Durante o mutirão, que contou com a participação de 300 voluntários, cerca de 1.500 pacientes realizaram mapeamento de retina para classificação da retinopatia, sendo que 10% destes passaram por procedimento de fotocoagulação a laser gratuitamente, além de avaliação renal, feita por uma equipe de nefrologistas e bioquímicos. Os pacientes também foram submetidos a exame do pé diabético, sendo que os casos mais graves foram encaminhados para avaliação com equipe de cirurgia vascular.

“É a segunda vez que participo e cada vez é melhor, aqui recebi tratamento nos pés e eles me explicaram tudo muito bem. O atendimento foi ótimo e fui encaminhada para o especialista”, destacou a aposentada Eliane Soares Conceição, 71 anos. Para Valdo Freitas da Silva, de 54 anos, “quando você já tem mais idade, você precisa ser orientado e o mutirão vem na hora certa. Eu nunca tinha feito o exame do toque do pé e hoje eu fiz e realizei o exame dos olhos também”.



FEIRA DE SAÚDE - Na Praça Rio Cachoeira, em frente ao Hospital de Olhos, foi realizada a Feira de Saúde do Diabético, que atendeu cerca de 4 mil pessoas e ofereceu serviços como medida de glicemia capilar, medida de pressão arterial, avaliação cardiometabólica, atividade com o grupo da psicologia, oficina de nutrição, exposição de produtos diets, prevenção bucal, apoio jurídico, atividade física no palco, oficina do pé diabético com o grupo de fisioterapia e enfermagem, e distribuição de materiais educativos e de prevenção foram amplamente distribuídos. Com a Feira de Saúde, Itabuna participou da Campanha Nacional de Detecção de Diabetes com realização de 796 exames, principalmente em pacientes do grupo de risco de diabetes.



ITABUNA AZUL - No palco armado na Feira de Saúde, foram realizadas atividades físicas, apresentação de artistas e de mensagens educativas. Na abertura oficial do evento, que contou com a participação dos parceiros do mutirão, foi executado o Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar de Ilhéus, e lançados ao céu 1.500 balões azuis, a cor da campanha. A praça foi decorada com 10 mil balões azuis e na noite do dia 13, diversos pontos de Itabuna foram iluminados de azul, como a Catedral São Jose, a torre da RecordNews, o Hospital de Olhos Beira-Rio, Praça Rio Cachoeira, Farmacias Letícia e Via Pharma, RCM propaganda, FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciência), Torre da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), UNIMED Itabuna, UNICRED, Laboratórios LAP e outros pontos da cidade.

O coordenador do Mutirão do Diabético, o oftalmologista Rafael Andrade, destacou que “além de chamar a atenção para uma das doenças que mais matam no mundo e orientar os diabéticos, queremos criar em Itabuna uma cultura de prevenção, que é muito mais eficaz do que o tratamento depois que a doença começa a oferecer riscos à saúde”. O médico André Castelo Branco, professor da Universidade Federal da Bahia e Presidente do Congresso Brasileiro de Prevenção à Cegueira, que será realizado no próximo ano em Salvador, acredita que “através de projetos como o Mutirão do Diabético, “é possível conhecer mais sobre a doença e formar agentes multiplicadores, que vão transmitir as informações aprendidas para os seus familiares e amigos; e, além disso, o projeto ensina para estas pessoas como se cuidar e as estimulam a continuar o seu tratamento”.

“Ações sociais como essa nos mostram que podemos colaborar com a melhoria de vida das pessoas que têm diabetes, elas podem se informar e assim cuidar melhor de sua saúde”, ressaltou o secretário Municipal de Saúde, Antonio Vieira. Para a vice-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Pinheiro, “é uma oportunidade que os profissionais da saúde, a prefeitura e outros órgãos aqui presentes chamem atenção da população para a causa do diabetes e o cuidado com essa doença”. O médico Silvio Porto, presidente da Unimed, cita que “o poder público e a iniciativa privada se unem e lutam juntos para que a população tenha conhecimento sobre essa doença e acima de tudo tenha acesso ao tratamento adequado”.

A presidenta da Asdita, Keller Veruska, declarou que “essas ações são de grande importância para os portadores da doença. A comunidade só tem a ganhar, porque dispõe no Mutirão de uma estrutura com orientações, exames, o que consequentemente os estimula a cuidar mais de sua saúde”. Para o prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, “é a população mais carente que precisa de atendimento especializado e essa iniciativa privada mostra que podemos cuidar dos outros, principalmente dos que mais precisam”.

Texto: Divulgação / Fotos: Vinícius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é