Pular para o conteúdo principal
Azevedo vai discutir o projeto


da barragem no Rio Colônia


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo terá audiência na próxima semana, com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Afonso Florence, para esclarecimentos técnicos sobre o projeto de construção da barragem do Rio Colônia. Esta semana, o governador Jaques Wagner anunciou em Itabuna, que dispõe de R$ 40 milhões para a obra, que teria 200 metros de extensão, uma cota de 21,4 metros de altura – 11 metros acima do limite negociado pelo governo municipal com produtores da área - e capacidade de armazenamento de 62,7 milhões de metros cúbicos, o que causaria impacto ambiental maior, exigindo a desapropriação de extensas áreas de terra e deslocamento de milhares de famílias.

A solicitação da audiência partiu de representantes da Associação dos Usuários da Água do Rio Colônia (Auarc), que desejam esclarecimentos sobre o projeto. A preocupação da Auarc é que, desde o anúncio da obra da barragem, os produtores da área não obtêm informações concretas sobre a proposta. “Em função das incertezas, estamos com nossas atividades praticamente paralisadas há nove anos e com sérios prejuízos”, argumentou Lima.

Outra preocupação do empresário é com relação à infraestrutura da área e a realocação de estradas, da rede de energia, de telefonia e outros equipamentos. O Ministério das Cidades definiu o Estado como interveniente executor, responsabilizando-se pela contrapartida, ou seja, a solução de titularidade da área das obras – o que inclui a desapropriação de terras e cuidados de infraestrutura – e sua supervisão, bem como pelos estudos de uso, operação da barragem e processos de licenciamento ambiental, que em rios estaduais são de responsabilidade do órgão da administração direta estadual.

O pecuarista Eustáquio Coelho Lima, da Auac, observa que, em função do anuncio do governador, interessa saber quem vai fazer as estradas e cuidar das obras de infraestrutura. O dirigente da Auarc lembrou ainda outra dúvida, com relação ao pagamento das indenizações das áreas desapropriadas.



Compromisso – Ao considerar que o governo municipal tem um compromisso com os fazendeiros e a população da área onde será construída a barragem do Rio Colônia, o prefeito Azevedo informou que pretende discutir a questão com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia e o próprio governo estadual, que se mostrou sensível a um problema vital para a população itabunense, que é a questão do abastecimento de água. O secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação, Walmir Rosário, que tem acompanhado de perto as negociações com os proprietários rurais, também considera importante definir bem os detalhes, “pois o nosso compromisso é trazer benefício para Itabuna, sem causar prejuízos aos donos dos imóveis”.

O prefeito defende uma barragem com capacidade de 30 milhões de metros cúbicos, considerada suficiente para atender à demanda de Itabuna e de Itapé nas épocas críticas. “Daí a necessidade da definição da cota e da extensão das áreas inundadas, reduzindo assim o impacto ambiental do projeto”, afirma Azevedo.





 Texto: Kleber Torres Fotos: Vinícius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é