Pular para o conteúdo principal
Caps-IA quer fortalecer rede de atendimento


Promover uma maior articulação entre os profissionais que atuam na assistência psicossocial e o fortalecimento da rede de atendimento em Itabuna. É com este propósito que a equipe de trabalho do Centro de Atenção Psicossocial Infantil e da Adolescência (Caps-IA) está empenhada e planeja uma série de ações focadas na sensibilização e conscientização para o ano de 2010, a exemplo do fórum de debates. O Caps IA atende crianças e adolescentes que são acometidas de grave comprometimento psíquico: neuroses e psicoses crônicas, incluindo transtornos de personalidade, humor, comportamento e de desenvolvimento psicológico.

Segundo a administradora da unidade, Rosemare Vilas Boas, existindo uma maior interação entre as equipes que atuam nos Caps (IA, 2 e AD), no Centro Psicossocial da Educação Inclusiva (Cepei), no Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh), bem como com nas unidades básicas de saúde, no Centro Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Centro de Referência em Assistência Social (Cras), é possível assegurar a satisfação no atendimento para aqueles que buscam os serviços na área de transtornos mentais.

O Caps IA conta com 12 profissionais nas áreas de assistência social, enfermagem, psicologia, médico psiquiatra e neuropediatra, fisioterapeuta, farmacêutico, além de terapeuta ocupacional, técnicos de saúde pública, de enfermagem e agentes da área administrativa. “Fortalecer o trabalho desta equipe, socializar informações sobre o papel desempenhado por cada um destes profissionais e buscar maior consonância com os demais órgãos de saúde e assistência social é imprescindível para que a assistência prestada aos portadores de transtornos mentais possa acontecer de forma humanizada e eficiente”, argumenta Rosemare.

O psiquiatra Talles Câmera observa que, existindo uma maior interação na rede de atendimento, é possível até mesmo mudar a cultura em relação à assistência aos pacientes psiquiátricos. “Nem sempre as demandas registradas no processo de triagem dizem respeito às especialidades de atendimento oferecidas no Caps IA. Com isto, é possível perceber que ainda existe uma defasagem no conhecimento tanto dos profissionais que formam a rede, quanto das famílias dos pacientes e da população em geral”, ressalta o médico.

Câmera destaca que a política do Caps é focada nos transtornos mentais de maior gravidade, exigindo coerência no atendimento desde a chegada do paciente à unidade básica de saúde. “Nesta perspectiva, a questão multidisciplinar é relevante porque nenhum profissional tem precedência, ou seja, todos têm importância na medida que são especialistas naquilo que fazem”, frisou.

A terapeuta ocupacional Magnovanda Martins Oliveira enfatiza a questão do acolhimento e do vínculo estabelecido entre a equipe de atendimento,os pacientes e os familiares, como algo imprescindível no processo de tratamento e reabilitação social. “Quando estabelecemos essa conexão, todo o trabalho de atendimento individual, de grupos terapêuticos e operativos, bem como as oficinas, resultam na satisfação dos pacientes e eficiência dos serviços”, diz.

Atualmente, o Caps IA atende 158 pacientes, na faixa etária de 3 a 18 anos incompletos, com as seguintes patologias: retardo mental leve, moderado e grave; autismo infantil; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; distúrbio de conduta não-socializado; episódio depressivo; esquizofrenia; e transtorno esquizoafetivo. Além das atividades na unidade, que incluem o fornecimento da medicação, a equipe também realiza visitas domiciliares.

Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldyr Gome

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é