Pular para o conteúdo principal
Fundação Marimbeta incrementou metodologia aplicada em 2009


Resgatar o papel da instituição, realizando ações que contribuam para a permanência das crianças e adolescentes nas unidades. Esse foi o objetivo traçado pela Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e Adolescente – para o ano letivo de 2009. Neste sentido, a metodologia trabalhada envolveu conteúdos específicos das oficinas e alguns temas transversais, além da promoção de eventos, torneios e sorteios de brindes os quais motivaram a participação efetiva dos alunos nas aulas.

As atividades garantiram a formação teórica e prática de jovens entre sete e 17 anos que vivem em situação de risco pessoal e social. Assim, cerca de mil crianças e adolescentes, distribuídos nos cinco sítios localizados nos bairros: Antique, Fonseca, São Pedro, Santa Inês e Nova Ferradas, participaram de oficinas de artesanato, bijuteria, bordado, corte e costura (contando com equipamentos profissionais), dança, informática, esporte e lazer, serigrafia, judô e karatê, reciclagem de papel e artes verdes.

Uma programação especial foi realizada ao longo do ano, buscando elevar a autoestima e promover a integração dos assistidos, conforme informou o presidente da Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli. “Buscamos incrementar nossas atividades oferecendo aulas diferenciadas, que abrangeram teoria e prática, de modo que conseguimos motivar a frequência dos alunos nas oficinas”, destacou.

Atividades de destaque - Concurso de digitação e o Campeonato Intersítios de Informática movimentaram os alunos das oficinas de informática. Também os jovens dos cinco sítios participaram da 1ª Olimpíada Intersítios, realizada na Vila Olímpica com o objetivo de envolvê-los em práticas esportivas, incentivando a cooperação entre as equipes e uma maior interação entre os beneficiários. A Semana do Meio Ambiente foi outro evento que motivou o alunado na atividade de plantio de árvores, além de reservar um espaço na programação para o debate sobre a coleta seletiva de lixo.

O resultado dos produtos confeccionados pelos alunos nas oficinas de artesanato, bordado, bijuterias e corte e costura foram expostos na Exposição de Agropecuária e Feira de Negócios (Expofenita). O público também pode conferir o repertório do Coral do Sítio II (Fonseca), que chamou atenção pela diversidade musical. Após dois anos sem desfilar, os alunos participaram do Sete de Setembro, uma oportunidade encontrada pela direção da Marimbeta de incentivar o patriotismo.

As atividades não se restringiram apenas à juventude assistida na Fundação, mas abrangeram também as famílias. Para as mães, foi oferecida uma oficina especial de biscuit em comemoração ao Dia da Cidade e ainda encontros com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), os quais abordavam temática relacionadas a família.

Toda a programação disponibilizada pela Marimbeta para os jovens itabunenses visa envolvê-los, no período diurno, em atividades da educação formal, de 1ª a 4ª série e nas oficinas oferecidas pela Fundação, destinadas à cultura e ao esporte, orientando também para formação profissional.

Texto: Natália Tavares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é