Pular para o conteúdo principal
Moradores comemoram mudança de vida no bairro Maria Pinheiro


O bairro Maria Pinheiro é um dos mais pobres de Itabuna e sempre ostentou a fama de comunidade violenta e sem perspectivas. Muitos de seus moradores vieram da zona rural, expulsos pela decadência da lavoura cacaueira. Para eles, o presente era carregado de transtornos e o futuro cheio de incertezas.

Nesse momento, o Maria Pinheiro começa a viver uma transformação. Caminhos por onde carros não passavam estão virando ruas, que dentro de pouco tempo serão pavimentadas; o velho e ineficiente sistema de esgoto condominial está sendo substituído por uma rede de saneamento convencional, de qualidade; 190 barracos estão sendo substituídos por casas de alvenaria; e encostas já são protegidas por muros de contenção.

O cenário no bairro muda velozmente e, em consequência, melhora a expectativa da população. Com um nome que expressa o que ela traz no coração há 25 anos, a dona de casa Santa Esperança Nascimento, conhecida como Santinha, não vê a hora de entrar em sua casa nova. A construção, na Rua Central, está quase pronta, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Bem diferente do barraco de apenas um cômodo, separado por cortinas improvisadas, onde ela vive hoje com seus três filhos.

“Eu sinto uma alegria muito grande, a mesma que outros moradores do bairro estão vivendo, porque esse trabalho vai beneficiar muita gente”, festeja a dona de casa. Ela acredita que a construção de casas e outras intervenções de infraestrutura acabam repercutindo na redução da violência. “As pessoas estão contentes e a gente percebe que isso torna a comunidade mais tranquila e alegre”, afirma.

A mesma satisfação é demonstrada por Maria Simone dos Santos, que mora no Maria Pinheiro há 22 anos. Seus nove filhos já não residem com ela, mas o barraco é compartilhado, além do marido, com dois netos. “O que está acontecendo aqui é uma coisa muito boa para o bairro e nós agradecemos a esse governo, porque nenhum outro fez tanto pela nossa comunidade”, diz Maria Simone.

As obras no Maria Pinheiro são fruto de uma parceria da Prefeitura de Itabuna com o Ministério das Cidades, contando com recursos de R$ 4,7 milhões do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Além dos investimentos em infraestrutura, o projeto contempla ações voltadas à melhoria da qualidade de vida. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e a Emasa realizam a parte física da intervenção.

Texto: Ricardo Ribeiro Foto: Waldir Gomes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é