Pular para o conteúdo principal
Concluinte de Direito da FTC foi
aprovado em mestrado na Uesc



Antes mesmo de concluir a graduação no curso de Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, o estudante Rodrigo Eduardo Rocha Cardoso já comemorava outra grande conquista em sua carreira acadêmica, a aprovação no curso de Mestrado em Cultura e Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), cujo resultado foi homologado pela reitoria da Uesc no último mês de novembro. Rodrigo, que ingressou na Faculdade por meio do ProUni (Programa Universidade Para Todos) desenvolvido pelo Governo Federal, estará colando grau como bacharel em Direito neste mês de janeiro.

Com o projeto intitulado “A Formação dos Guias Turísticos de Ilhéus e os Preceitos Legais da Profissão: Consonância ou Divergência?”, o mestrando foi classificado em 7º lugar ao propor o estudo das diversas interfases do turismo de um dos principais destinos turísticos do estado da Bahia. A proposta de Rodrigo contempla a Linha B do curso de mestrado da Uesc, que trata das Políticas, Planejamento e Configuração de Produtos e Serviços Turísticos.

Ele revela que os objetivos são: investigar as condições de trabalho dos profissionais que atuam como “Guias” de turismo, em termos qualitativos e quantitativos; revelar o modo de atuação dos órgãos relacionados ao setor de Turismo em Ilhéus, identificando suas políticas e mecanismos relacionados à profissão de Guia de Turismo na cidade; verificar o nível de capacitação em termos de formação e treinamento dos profissionais que atuam como Guias de Turismo em Ilhéus-BA; e averiguar as classes de Guias de Turismo existentes no referido município.

Ao comentar sua aprovação, Rodrigo Eduardo ressalta que ao longo da graduação superior a FTC, através do curso de Direito, lhe despertou o interesse pela investigação científica, incentivando a pesquisa, a produção acadêmica de estudos, pesquisas e eventos. “Desta forma a Faculdade contribuiu para construção do meu currículo acadêmico, fato que figura como um dos importantes itens avaliados na seleção de mestrado”, argumenta.

Durante o curso Rodrigo se destacou participando de atividades de extensão e de pesquisa. Em 2006 ele teve projeto aprovado junto a Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), sendo agraciado como bolsista de iniciação científica da Instituição, desenvolvendo estudo acerca do ProUni como ação afirmativa no acesso à Educação Superior.

“Também, ao longo do curso, sempre estive representando a FTC em eventos de pesquisa científica e da área de Direito, apresentando projetos e artigos. O incentivo por parte dos professores e da FTC foi de grande importância para minha trajetória acadêmica, a exemplo do meu orientador professor Elias Lins, bem como o apoio da Direção Acadêmica, na pessoa da professora Raildes Pereira”, destaca Rodrigo.

O formando acrescenta que, figurar entre os selecionados para o curso de Mestrado em Cultura e Turismo da Uesc antes mesmo da conclusão da graduação em Direito, é para ele a concretização de um grande sonho. “Meus próximos sonhos envolvem a conquista do espaço acadêmico como transmissor do conhecimento. Deste modo espero estar de volta num futuro próximo a Rede de Ensino FTC como professor desta Instituição que marcou a minha vida”, finaliza.


Por: Erivaldo Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é