Pular para o conteúdo principal
Saúde promove capacitação de agentes comunitários


Cerca de 325 agentes comunitários de saúde participaram de uma capacitação, na quarta-feira (27), para melhor atuar no controle e prevenção da dengue. O treinamento, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, contou com a participação da técnica do Ministério da Saúde, Roberta Gomes Carvalho, que ministrou palestra com o tema “O agente comunitário de saúde no controle da dengue”.

Na oportunidade, Roberta Carvalho apresentou a nova cartilha, produzida pelo Ministério, que orienta sobre as ações de combate ao Aedes aegypti, além de indicar os tipos de vírus, forma de transmissão e a importância do trabalho integrado.


O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Florentino de Souza Filho, explica que, após a normatização do Ministério da Saúde, os agentes comunitários passaram a integrar a equipe de combate à dengue. “Eles atuam basicamente no trabalho educativo, além de poder contribuir para a eliminação mecânica de focos”, informa Florentino.

A capacitação dos profissionais da saúde faz parte do Programa Municipal de Combate à Dengue, que traz mecanismos destinados a reforçar o trabalho preventivo, evitando a proliferação do mosquito transmissor da doença.

 Texto: Natália Tavares Fotos: Vinícius Borges

“Minha Casa, Minha Vida” proporciona

emprego para centenas de itabunenses




Nada menos que 400 operários contratados pela empresa FM Construtora trabalham em uma área do bairro São Roque, onde serão construídos os quase 1 mil apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”. O projeto, do Governo Federal, está sendo executado por meio da parceria com a Prefeitura de Itabuna e prevê ainda a contratação de mais mão-de-obra.

Os prédios terão quatro apartamentos por bloco e cada unidade é composta de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de quadra de esporte e área de lazer, infantil. A obra, que deverá ser concluída em 2011, está orçada em R$ 20, 3 milhões e é financiada pela Caixa Econômica Federal.

O Programa Minha Casa Minha Vida visa beneficiar as famílias de baixa renda, permitindo a realização do sonho da casa própria. A iniciativa contribui para o aquecimento dos setores imobiliário, da construção civil e ainda para a redução do índice de desemprego, graças à grande demanda por mão-de-obra. Alguns dos profissionais que atuam no projeto afirmam que estavam desempregados há muito tempo.


Rosenildo dos Santos Alves, 43 anos, morador do bairro Santa Inês e pai de sete filhos; Robson Santos Silva, 31 anos, do Parque Boa Vista e Antônio Domingos Cruz, 48 anos, que mora no Pedro Jerônimo com seus quatro filhos, são exemplos de ex-desempregados que hoje trabalham na obra, com carteira assinada. Além do salário mensal, eles têm direito a Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias e 13o salário.

“Eu passei muito tempo fazendo bico, com uma renda pequena que mal dava para sustentar uma pessoa, quanto mais muitos filhos em casa. Não era sempre que conseguia o suficiente para o alimento”, conta Rosenildo Alves. Antônio Cruz atesta que o emprego tem lhe assegurado mais tranquilidade. “Me sinto mais seguro porque sei que vou ter meu salário no final do mês”, afirma



Texto: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes

Settran inicia fiscalização do

transporte escolar de Itabuna




A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settran) realiza, entre os dias 8 e 10 de fevereiro, a vistoria dos veículos utilizados no transporte escolar em Itabuna. A fiscalização, necessária para a renovação do alvará de funcionamento, será feira na sede da própria Secretaria, no antigo aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Lomanto Júnior. O atendimento será das 9 às 17 horas.

“A vistoria é importante porque vai garantir a segurança das crianças”, informa o titular da Settran, Wesley Melo. Por isso que, antes da entrega dos alvarás, proprietários e condutores desses veículos participarão de palestra educativa sobre segurança no trânsito. A palestra está programada para os dias 23 e 24, das 9 às 11 horas da manhã e das 14 às 16 horas, na secretaria.

Os documentos necessários para a vistoria são: Certificado de Registro e Licença do Veículo (CRLV); comprovante de residência (em nome do permissionário); Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “D”; cédula de identidade (idade superior a 21 anos); CPF; alvará; e atestado médico de sanidade física e mental.

Melo informa ainda que os veículos devem obrigatoriamente ser licenciados no município, mediante a apresentação de documentos original e xérox.

Durante o processo, serão vistoriados, dentre outros itens, a pintura, que deverá ter uma faixa horizontal na cor amarela em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroceria e com dístico “escolar” na cor preta; cintos de segurança; parachoques, retrovisores; limpadores de pára-brisa; pala de proteção interna; faróis; luzes de posição dianteira (faroletes); lanternas. Os extintores deverão ser providos da marca de conformidade com o Inmetro.



Texto Rosi Barreto - Fotos: Pedro Augusto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é