Pular para o conteúdo principal

FTC Itabuna graduou primeiros

fisioterapeutas no Sul da Bahia

            Foi marcada pela emoção a solenidade de formatura da primeira turma dos 39 profissionais de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, realizada no último sábado (6), no Centro de Convenções de Ilhéus que estava com o auditório totalmente ocupado por 1 mil e 800 convidados entre familiares, amigos e professores dos formandos.
Em seu pronunciamento, o diretor geral da Faculdade, professor Cristiano Lôbo, ressaltou o pioneirismo da FTC em trazer para o Sul da Bahia cursos de graduação ainda não disponíveis no mercado regional, a exemplo de Fisioterapia, Nutrição, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda.
Lôbo destacou ainda quer ao longo de uma década a Rede de Ensino FTC vem buscando promover a formação acadêmica de milhares de pessoas, preparadas para atenderem as demandas do mercado, fomentando o desenvolvimento de cidadãos críticos, criativos, capazes de transformar a realidade cruel em que muitos vivem.
“Vocês trilharam um longo caminho e hoje temos a satisfação de apresentar ao Sul da Bahia aqueles que estão aptos a enfrentarem os desafios que a sociedade impõe. Agora, vocês são muito mais que fisioterapeutas, são agentes transformadores desta sociedade. Certamente podem ajudar a mudar para melhor a realidade da vida de muitas pessoas. A FTC sente-se honrada e feliz por ter cumprido a sua tarefa institucional”, disse o diretor.

Paradigmas

A coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Pryssilla Moutinho, ressalta que no processo de formação dos novos bacharéis a FTC buscou inseri-los nas mais diversas realidades onde a presença e atuação de um fisioterapeuta ainda eram desconhecidas. “Essa turma leva como experiência ações sociais que fortalecem a quebra de paradigmas e a Fisioterapia passa a ser vista não apenas como reabilitação, mas atuantes no processo de prevenção de doenças, despertando o grande valor social do fisioterapeuta”, disse.
            A formanda Cibele Ciqueira Lima falou com aprovação sobre a estrutura do curso de Fisioterapia da Faculdade. “Cursar a Faculdade foi extremamente satisfatório porque fomos preparados tanto na parte teórica como na parte prática para o mercado de trabalho”, afirmou.
            Já a nova fisioterapeuta Lorena Silva, falou da experiência de acompanhar pacientes em hospitais públicos. “O que mais me marcou foi observar a realidade dos pacientes nos hospitais, principalmente à família que dão assistência aos pacientes. Ver que estas pessoas precisam de ajuda e sentir o carinho delas quando conseguimos ajudá-las foi muito gratificante”, lembrou.
            Atividades de extensão da FTC permitem que os alunos tenham experiências práticas dentro da faculdade e em comunidades. Uma rede de convênios com instituições públicas e privadas de saúde permite estágios para o aperfeiçoamento das habilidades práticas. Dentre os conveniados, estão: instituições hospitalares, clínicas, além da rede estadual e municipal de saúde.
____________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é